sábado, 7 de setembro de 2013

Mutirão sobre Liturgia


No último sábado de Agosto/2013, cerca de 50 casais se reuniram no Salão da Paróquia Beato Frederico Ozanam para uma manhã de troca de conhecimentos, no Mutirão das ENS Jundiaí promovido pelo Setor A. O tema foi Liturgia e o objetivo, fazer com que todas as equipes participassem, ensinando e aprendendo sobre os ritos e a riqueza que envolve esse tema, foi alcançado. 

Nós, cristãos desta era moderna, temos que nos atentar para a preservação de tantos símbolos e gestuais que nos foram sendo transmitidos pela Tradição da Igreja Católica. O grande desafio de hoje em dia é não cair na prática de uma celebração engessada e robotizada, onde se faz as coisas para repetir o que o outro fez, sem entender porque se está fazendo. Para tanto, precisamos aprofundar nosso conhecimento na Sagrada Liturgia.

Nosso encontro começou as 8 horas, com um cafézinho para receber os casais. Em seguida, abrimos o Mutirão com uma oração e a benção dada pelo Pe. Julio de Freitas, SCE da Equipe 18A, que coordenou os trabalhos. Foram 17 temas apresentados por 17 equipes, cada um com 10 minutos de duração. Passamos por todos os temas que envolvem uma celebração liturgica, desde às vestes e paramentos até cada uma das partes da Missa. Foi maravilhoso ouvir os testemunhos de pessoas, ao fim deste Mutirão, dizendo como foi interessante "aprender" tal coisa. Ou, como foi legal saber o porque fazem aquilo na Missa. Ou ainda, admirados pois não sabiam que tal gesto tinha tanto significado.

Claro que, quando as ENS nos propõe o "Mutirão", sabe que será conduzido por leigos, caso contrário, traríamos um Doutor em Liturgia para nos dar uma "Palestra". Porém, essa é a grande riqueza deste evento: pessoas que, porventura não sabiam, aprendendo para ensinar os outros. Todos suscetíveis aos erros, mas empenhados em darem o que tinham de melhor e prontos a entender as deficiências e limitações dos irmãos. Isso é viver em equipe!

Muito nos alegra em ter vivenciado mais essa manhã de formação proporcionado pelas Equipes de Nossa Senhora. Oxalá tenhamos muitas outras oportunidades como esta, afinal, nunca sabemos tudo a ponto de não termos algo a aprender, e nunca não sabemos nada, a ponto de não poder ensinar. 

Deus nos proteja e nos guarde, neste maravilhoso caminho de santificação conjugal.

Érica e Wilson Costacurta
Eq. 18A - Jundiaí/SP

Os arquivos/slides usados neste dia estão disponíveis aqui.

Todas as fotos desta manhã estão aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário