segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Em que ordem ler a Bíblia?

Há pessoas que abrem a Bíblia no início e começam a ler a partir do Gênesis. Elas em geral não passam do quinto livro. Desanimam e não retornam mais. É necessário um Plano de Leitura. Há vários. Apresento aqui um determinado plano. Siga a ordem indicada aqui. Ela faz parte do método.

1. Começar pela 1a. Carta de São João

A primeira necessidade de um cristão é ter certeza de sua salvação. É saber que Deus o ama e o escolheu. Gratuitamente, sem nenhum merecimento seu. Se tivéssemos de esperar até sermos suficientemente "bons" para nos "tornar dignos" da salvação, nós nunca o seríamos. Não depende do mérito; ela acontece por amor.

Dos 73 livros da Bíblia, só essa pequena carta foi escrita com esse propósito: nos dar a certeza da Salvação. Na conclusão de sua carta, São João diz: "Isto vos escrevi para que saibais que tendes a vida eterna, vós que credes no nome do Filho e Deus" (1Jo 5,13).

Trata-se de uma realidade boa demais para ser verdade! E somente a Palavra de Deus pode nos persuadir dela. É por isso que você vai ler a Carta inteira DUAS vezes: para se convencer, pela Palavra de Deus, da mais linda realidade de sua vida.

2. Leia o Evangelho de São João

Porquê o Evangelho de São João? O próprio São João declara a finalidade do seu trabalho: "Para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome" (Jo 20,31).

João apresenta no seu Evangelho esses ensinamentos, esses milagres e esses fatos da vida de Jesus para que não restem dúvidas quanto à sua identidade: ele é o Cristo, o Filho de Deus vivo. Mais ainda: João escreve tudo isso para que acreditemos e, acreditando, tenhamos a vida em Seu nome.

O Evangelho de São João é um evangelho mais teológico; menos narrativo e mais espiritual.

3. Trabalhe agora com o Evangelho de São Marcos

O Evangelho de São Marcos é o mais dinâmico: a sua narrativa é muito viva. É também o mais curto. Em apenas 16 capítulos, Marcos narra toda a vida de Jesus desde o início de sua missão pública. Você vai ter uma visão global da vida de Jesus.

4. Chegou a hora de ler as cartas de São Paulo

Você já está preparado para entrar no estudo das chamadas "pequenas cartas" de São Paulo. São cartas que o Apóstolo enviou às comunidades que ele mesmo iniciou e consolidou. São algo bem prático, deveras vivencial: elas retratam muito da nossa atual situação.

Leia de acordo com a ordem em que elas se encontram na Bíblia: Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1a e 2a Carta aos Tessalonicenses, 1a e 2a Carta a Timóteo, Tito e Filêmon. Vai ser uma aventura. Você já estará navegando em alto mar.

Se você conseguir, especialmente nos tempos livres, ler uma carta toda de uma vez, vai ser muito bom. Trata-se de cartas, e precisamos lê-las como tais. Elas formam um todo: têm começo, meio e fim. Assim fazendo, você vai captar o seu conteúdo.

5. Agora vamos examinar o Evangelho de São Lucas

Você já trabalhou com o Evangelho de São João, que é mais teológico, e com o Evangelho de São Marcos, que é uma narrativa mais viva e mais rápida. Agora é o momento de enfrentar uma narrativa mais completa e mais longa. Nele, os acontecimentos da vida de Jesus são narrados com mais detalhes.

6. Prossiga com os Atos dos Apóstolos

O livro dos Atos dos Apóstolos é a continuação natural do Evangelho de Lucas. É o próprio Lucas que continua a narrar a poderosa ação do Espírito Santo na vida dos apóstolos depois da ascensão de Jesus.

Atos dos Apóstolos refere-se as "ações", às "façanhas" dos apóstolos, que, plenos do Espírito Santo, dão início à Igreja de Jesus. Trata-se de uma narrativa vibrante. Para nós que vivemos hoje essa graça do derramamento do Espírito e do retorno da abundância dos seus carismas e graças, essa é uma narrativa muito esclarecedora.

7. Vá agora para a Carta aos Romanos

A Carta aos Romanos é a carta apropriada a quem já trabalhou com 3 dos Evangelhos e com os Atos dos Apóstolos. É a carta mais rica em ensinamentos doutrinários. Merece destaque o vibrante ensinamento sobre a salvação gratuita que nos é dada mediante a fé.

8. O trabalho com os outros textos do NT

Agora vamos trabalhar com os outros textos do NT, começando pelo Evangelho de Mateus. Esse é um evangelho bem completo.

Em seguida, passe para a 1a e 2a Carta aos Coríntios. Nelas, são Paulo se debruça sobre a comunidade de Corinto. Conclua as cartas paulinas lendo a Carta aos Hebreus. 

Passe logo depois à Carta de São Tiago. Você verá como ela é prática: é outro estilo.

Leia em seguida as 2 cartas do apóstolo São Pedro. Não deixe de ler as 2a e 3a cartas de São João, nem a Carta de São Judas.

Por fim, enfrente o Livro do Apocalipse, também escrito por São João. Leia as introduções e as notas explicativas que puder encontrar para entender da melhor maneira esse livro.

Você pode encerrar o trabalho com o NT retornando à 1a Carta de São João e ao Evangelho de São João. Você verá que eles têm agora um novo sabor. Você termina por onde começou, fechando esse ciclo.

Matéria enviada por:
Cida e Moacir Aiello
Eq 5B - Jundiaí/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário