quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Até breve Dom Joaquim Justino Carreira

“Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Desde agora, está reservado para mim o prêmio da justiça que o Senhor, o juiz justo, me dará naquele dia, não somente a mim, mas a todos que tiverem esperado com amor a sua manifestação” (2 Tm 4, 7-8).

Prezados leitores, alegria e paz!

No dia 01 de setembro de 2013, às 23h45, o céu ganhava o nosso irmão: Dom Joaquim Justino Carreira. Tive a oportunidade de acompanha-lo nos últimos momentos de sua vida terrena. Posso afirmar sem medo, que o sofrimento enfrentado por Dom Joaquim santificou o coração de muitos. Inclusive o meu!

Na ultima sexta-feira do mês de agosto, ainda pude ver o seu sorriso, que contagiou a todos que estavam no quarto, e de modo particular que encheu o meu coração de alegria, pois a irmã que dele cuidava exclamou: “Pe. Felipe o “Dom” está feliz com a sua presença. Ele te reconheceu”. 

Impossível naquele momento conter as lágrimas. Mesmo no sofrimento, Dom Joaquim, ou o “Dom”, como costumávamos chamá-lo, fazia questão de acolher a todos com o seu sorriso, ou até mesmo com um piscar de olhos, que irradiava o coração de todos que nele podiam ver o sinal da presença de Deus.

Em atenção ao pedido da Irmã Sebastiana, que foi durante oito meses, um anjo da guarda para Dom Joaquim, administrei o sacramento da unção dos enfermos a ele. Quantas alegrias naquele momento podemos viver. O sinal visível (o óleo) manifestou a graça invisível, isto é, a presença de Cristo que animou Dom Joaquim dizendo: “vinde a mim você que está cansado e fatigado por causa de sua enfermidade. Eu vos aliviarei. Pois meu julgo é suave e o meu fardo é leve” (Cf Mt 11, 28-29). 

Nesta celebração era nítida a vontade que Dom Joaquim tinha de viver. Participou de tudo. Antes mesmo que eu terminasse de ungir a sua cabeça, mas que depressa levantava as mãos para receber a unção. Eis aí a prova do amor de Deus. Penso que neste dia foi à última vez que Dom Joaquim esteve consciente. 

O caminho do calvário trilhado por Dom Joaquim chegou ao fim. Ele recebe a coroa da vitória.

Muito obrigado Dom Joaquim, pelo carinho, orações e amizade. Ah, obrigado ainda, por me ensinar que a minha felicidade depende da minha vontade de fazer os outros felizes. 

Enfim... Muito obrigado por tudo!

No Espírito de Jesus, 

Pe. Márcio Felipe
SCE Eq 6A e 13A
Jundiaí-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário