segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

O retrato

Sidney Smith era uma pessoa de celebridade na cidade em que vivia. Certo dia ele resolveu contratar um pintor local para pintar o seu retrato. O artista fez um esboço preliminar e o submeteu à aprovação de Sidney. A semelhança era perfeita, mas Sidney ficou ofendido. 

- Não era isso que eu queria, de modo algum. Você fez meu rosto parecer redondo demais. Vai ter de redesenhá-lo.

O pintor fez outro esboço, mas Sidey ainda não estava satisfeito. 

- Meus ombros não parecem largos o suficiente, faça de novo, mas dessa vez, dê um jeito nos ombros... 

O artista fez outro esboço com o rosto mais fino e os ombros mais largos. 

Sidney balançou a cabeça com impaciência. 

- Ainda não ficou bom... Acho que a forma do queixo está errada e os olhos pequenos demais, esse nariz também não me agrada.

O pintor fez um esboço atrás do outro, até que finalmente Sidney se satisfez. 

- Bom! Enfim estou começando a gostar de mim. 

Quando ele levou o retrato para casa, convidou todos os seus amigos e parentes para virem vê-lo. E todos caíram na gargalhada. 

- Que péssimo artista! - disseram. Este retrato não se parece nada com você. Como ele pode retratá-lo assim? Não consegui captar nenhuma das suas qualidades – a bondade do seu rosto, o brilho nos olhos... Você é bem melhor que isso!

Quando todos já se tinham ido, Sidney olhou par o retrato, envergonhado e embaraçado. Embrulhou-o então, em papel pardo e levou-o para o artista. 

- Mudei de idéia. Quero que faça o retrato, mas dessa vez utilize o esboço original que você me mostrou. Cheguei à conclusão de que é o de que mais gosto...

(Autor Desconhecido)

As vezes o nosso ideal é muito diferente do nosso eu real. Precisamos aprender a ver-nos e aceitar-nos como realmente somos. Você já agradeceu a Deus por tudo que você é hoje? Lembre-se que Ele nos ama até mesmo em nossas imperfeições! Ame-se e ame seu próximo. Essa é a melhor maneira de se sentir perfeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário