quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Papa Bento XVI no Twitter

O Twitter oficial do Papa Bento XVI será @Pontifex, revelou o Vaticano nesta segunda-feira (03/12). O primeiro tuíte de Sua Santidade será feito no dia 12 de dezembro, na celebração da Festa da Nossa Senhora de Guadalupe. Até 14h32 de hoje (05/12), a conta oficial do Papa já tinha mais de 484.500 mil seguidores. 

O vaticano também lançou as versões da conta em português (@pontifex_PT), espanhol (@pontifex_es), italiano (@pontifex_it), alemão (@pontifex_de), árabe (@pontifex_ar), francês (@pontifex_fr) e polonês (@pontifex_pl). A conta em português já tinha mais de 18.600 seguidores no início desta tarde.

 (FOTO: INTERNET/REPRODUÇÃO)

As primeiras mensagens do Papa devem responder a questões dos internautas a respeito da fé e crenças. 

Embora acredita-se que Bento XVI, de quase 86 anos, não escreverá diretamente na rede social, fontes oficiais do Vaticano asseguram que ele aprovará todas as postagens antes de serem publicadas. 

“O dia 3 de dezembro de 2012 liga-se ao 12 de fevereiro de 1931, quando o Papa Pio IX lançava sua primeira mensagem via rádio, através da Rádio Vaticano”, afirmou António Spadaro, diretor da revista dos jesuítas Civilização Católica e especialista em novas tecnologias e comunicação digital, em comunicado oficial. Segundo ele, a presença do Papa no Twitter não é seguir “uma moda”. “É, ao contrário, uma das consequências óbvias do modo em que a Igreja nos últimos decênios, pelo menos desde Pio IX, compreendeu a sua relação com a comunicação”. 

No ano passado, Bento XVI também inaugurou o portal multimídia do Vaticano, o “News.va”, e fez um tuíte usando um tablet. Há três anos criou um site conectado à rede social Facebook.



Nenhum comentário:

Postar um comentário