terça-feira, 27 de novembro de 2012

Formação de Casais Responsáveis 2012 (Pré Eacre)

Aconteceu no último sábado, 24 de novembro, o encontro de Formação de Casais Responsáveis de Equipe (até então chamado de Pré Eacre), com os casais eleitos para o ano de 2013.

O dia começou com um café da manhã e a confraternização dos todos que iam chegando. Os casais mais uma vez, entenderam a importância do encontro e vieram em grande número. As 8:30 foi dado início aos trabalhos, com as boas vindas dos CRS, Angela e Vail (Setor A) e Sanderli e Toninho (Setor B).


Em seguida, o casal Eliana e Luiz Roberto (CL Setor B) fez a Oração Inicial, Leitura da Palavra e reflexão do tema "Vai e também tu, faze o mesmo", destacando pontos importantes estudados no último Encontro Internacional (Julho/2012).

As 9:00 o casal Cleide e Sérgio (CL Setor A) iniciou a "Apresentação da Estrutura do Movimento", trazendo as informações sobre o nosso movimento, tema de grande importância principalmente aos casais mais novos, que puderam comprovar toda complexidade estrutural que existe para nosso apoio.

Em seguida o casal Márcia e Marcelo (CL Setor A) falou do "Papel do CRE", de tudo que estará envolvido no cumprimento dessa missão. Eles meditaram a passagem de Lucas 10, onde Jesus conhece as dificuldades da missão e envia os discípulos dois a dois, mostrando a necessidade humana de caminhar sempre juntos, e que quanto mais difícil é a missão mais é preciso a parceria, encorajando um ao outro nos momentos de desânimo e dificuldades. Foi falado do perfil do CRE, do espírito de responsabilidade, dos objetivos, enfim, tudo que está envolvido quando se assume esta missão.

Uma pequena pausa, uma música para animar e continuamos nossa manhã de formação com o tema apresentado pelo CRR (Casal Responsável Regional), Kátia e Alexandre, "Prioridades do Movimento".  Foi nos mostrado os pontos importantes que são e serão priorizados pelas Equipes de Nossa Senhora, reiterando nossa missão em sermos sinal de amor conjugal, de amor em família e em nossas pequenas comunidades (equipes).

Um intervalo para o café e em seguida foi apresentado o tema "Reunião Prévia e de Equipe" pelo Wagner (da Marilena - Eq 5B). Ali foi discutido pontos mais práticos, com o que se deve ou não ser feito, a melhor maneira para lidar com os pontos essenciais da reunião e toda importância de seguir as orientações do movimento.

O casal Luciana e Beto veio de Louveira para nos falar um pouco sobre a "Função do Casal Ligação" e a importância desta função dentro do movimento. Como deve ser o relacionamento entre CRE e CL, quais as oportunidades de encontro, qual a obrigação de cada um. 


Para encerrar a manhã, o casal Gláucia e Maurício (CL Setor B) apresentou o tema "Contribuição Mensal", tirando as dúvidas dos casais quanto a este tema e explicando toda importância deste ato, tudo o que é garantido com isso e a que é destinado. 

Fechamos com um filme motivacional do renomado palestrista Daniel Godri, que tembém é equipista em Curitiba. Em seu vídeo ele nos falou que em tudo que fazemos, podemos fazer melhor! A importância de querer se fazer bem para atingir os resultados. Em seguida, foi servido almoço e o pessoal pode aproveitar mais este intervalo para troca de informações e confraternização.

As 13:30 foram retomadas as atividades, com o casal Sanderli e Toninho (CR Setor B) apresentando o "Calendário de Atividades 2013". Ali pudemos discutir os principais eventos do próximo ano, as responsabilidades e todo o planejamento feito para que possamos prestigiar as atividades promovidas pelo movimento.


Logo depois, o casal Érica e Wilson (CL Setor A) falou sobre o "Blog das ENS Jundiai", apresentando a importância desta ferramenta para os equipistas jundiaienses, sua funcionabilidade e todos os recursos oferecidos, como os compromissos do mês, aniversariantes, notícias, fotos, quadrante on-line, atividades profissionais dos equipistas, etc. Foi destacado ainda a necessidade de se manter os endereços de email sempre atualizados, para o envio de informações.

Por volta das 14:20 recebemos o Pe. Márcio Felipe (SCE Setor A) para nos apresentar "A função do SCE/AET", tema muito elogiado pelos equipistas presentes, que falava desta rica troca de experiencias entre os sacramentos da Ordem e do Matrimônio, a importância de um para outro e com exemplos e citações, tudo de forma cativante e envolvente, como é característico do Pe. Márcio.

Em seguida foi a vez do tema "A importância da Reunião Mista" ser apresentado pelo Inácio (da Eda - CL Setor A). Foi destacado então, que este ponto quer ser uma partilha de encontro de irmãos com Cristo e, sob sua palavra todos ficam encharcados da água viva que Ele nos oferece, podendo assim nos transformar e nos converter. Foi apresentado como é planejado, como é feito e para que é feito tudo isso, de forma que os CRE se conscientizem da importância da participação de sua equipe.

Com isso encerramos as palestas. Foi apresentado em seguida, outro vídeo motivacional de Daniel Godri que nos mostrava Jesus como o líder perfeito. Mais um intervalo,  um cafézinho e partimos para a formação dos Grupos, onde foi levantado um tema para discussão e proposto uma dinâmica.


Desde o início do encontro, foi apresentado aos casais uma caixinha onde eles poderiam depositar suas perguntas e/ou dúvidas e que então, foram respondidas na sala de palestras, pelo Seminarista Anderson (AET Eq 21B), que depois disso, fez uma dinâmica de encerramento, com a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Foi um momento emocionante, muito bonito e que ficou marcado no coração dos que participaram.



Foi um dia maravilhoso onde todos saíram abastecidos para a missão! Que o Senhor faça cada dia mais, muitas maravilhas em nós!

Érica e Wilson Costacurta
Equipe 15A - Jundiaí/SP


-  Todas as fotos deste dia podem ser vistas aqui.
- Os arquivos das apresentações (palestras) estão disponibilizados na seção Documentos, na coluna lateral deste blog.

Um comentário:

  1. VALEU A PENA!!! FOI UM SÁBADO ABENÇOADO, ESTAMOS CONFIANTES NA MISSÃO QUE DEUS NOS DÁ!!

    ResponderExcluir