terça-feira, 2 de outubro de 2012

O Dom do Temor de Deus

O dom do Temor de Deus combate o pecado da Preguiça, enquanto a Preguiça se baseia no: “depois eu faço”, um dia eu ajudo”, “quando ganhar na loteria ajudo os pobres”, quando for aposentado vou ajudar na igreja, e acaba por não fazer nada, cultivando o pecado da omissão e caindo na SOLIDÃO. O temor de Deus nos ajuda a viver o hoje e o agora sem desperdiçar nenhuma oportunidade de fazer o bem, de promover a união fraterna, como fruto da ação do Espírito Santo em nos, para que façamos os outros felizes, servindo-os por amor e com amor.

Temor de Deus significa: venerar, reverenciar, prestar culto, adorar ser fiel, ter disciplina, ter iniciativa para fazer o bem e outras atitudes que afastam o medo de Deus, para reconhecê-lo como Pai e amigo. 

Temor de Deus é um dom espiritual que nos leva a agradar a Deus em todas as coisas. Não é medo de Deus, mas abertura para a comunhão com Ele e participação em todas as oportunidades, de nos encontrarmos com Deus na Oração, na Liturgia, na Perscrutação da palavra de Deus, na celebração dos sacramentos e em outras ações espirituais. Também nos encontramos com Deus presente nos pobres, nos necessitados de ajuda, na promoção humana das pessoas, na assistência aos idosos, aos jovens e as crianças e outras realidades que se apresentarem; certos que só seremos felizes fazendo os outros felizes. 

O Temor de Deus e o contrario da incredulidade, do materialismo, da indiferença religiosa, do ateísmo pratico e outras atitudes tão divulgadas e experimentadas na vida hodierna. É grave a situação da humanidade em relação a verdadeira fé e a missão de evangelizar que todos os cristãos receberam no batismo, na crisma e na celebração da eucaristia. 

Na família é urgente que os pais assumam a missão de catequistas dos filhos, missão que prometeram no Batismo deles. Pai e Mãe vivam a unidade e o amor no matrimonio. Eduquem seus filhos na fé, ensinando a rezar e rezando com eles; a não justificar, mas assumir as próprias falhas; a ter responsabilidade e coerência nas ações e deveres; a nunca se omitir diante das necessidades do outros. 

Renunciemos a Preguiça e despertemos para a nossa missão e dever de evangelizar com palavras, com o testemunho e com as ações que se fizerem necessárias. Envolvamos os jovens e as crianças o mais cedo possível para que Deus seja conhecido, amado, anunciado e testemunhado. 

Dom Joaquim Justino Carreira
SCE Equipe 4A - Jundiai/SP
Texto tirado do livro: Trevas ou Luz  - Os pecados capitais e os dons do Espírito Santo 


Nenhum comentário:

Postar um comentário