segunda-feira, 13 de agosto de 2012

O protagonismo da família

Queridos irmãos:

Convidamos todos a lerem com os olhos do coração os seguintes versos da música “Utopia”: “No fim da tarde / quando tudo se aquietava / A família se ajuntava / Lá no alpendre a conversar. / O tempo passa / E hoje eu vejo a maravilha / De se ter uma família / Enquanto muitos não a têm. / Há tantos filhos / que bem mais do que um palácio./ gostariam de um abraço / E do carinho de seus pais./ Se os pais se amassem / O divórcio não viria / Chamam isso de utopia / Eu a isso chamo paz”. Cabe a nós refletir a realidade atual, a partir do que disse Paulo VI em defesa do “papel primordial” da família “natural, monogâmica e estável”. Certamente é difícil ao homem secularizado tornar compreensíveis as exigências do Evangelho (Bento XVI).

Em vista disso, estamos convencidos de que, se não fizermos do Evangelho o estatuto de nossa vida familiar, a “família” imergirá no caos, por isso propomos, neste mês em que se celebra a Semana Nacional da Família, dirigir nossa atenção para as pertinentes e relevantes palavras do Papa Bento XVI acerca desse “bem” tão precioso e frágil:

“A família fundada no matrimônio entre um homem e uma mulher e aberta à vida, continua a impor-se como o caminho principal para a geração e o crescimento da pessoa”.

“A família é um ´recurso decisivo` não só para ´regenerar sempre de novo a Igreja` mas também para vivificar o tecido social”.

“Matrimônio e família são instituições cuja verdade deve ser promovida e defendida de qualquer equívoco, porque todo o dano a elas causado é realmente uma ferida que se inflige à convivência humana como tal”.

“A família é riqueza para os esposos, bem insubstituível para os filhos, fundamento indispensável da sociedade, comunidade vital para o caminho da Igreja”.

“A família é lugar privilegiado de educação humana e cristã e permanece, para esta finalidade, a melhor aliada do ministério sacerdotal”.

“A família cristã que consegue viver o amor como comunhão e serviço, como dom recíproco e abertura a todos, reflete no mundo o esplendor de Cristo e a beleza da Trindade divina”.

Que a Sagrada Família de Nazaré ajude nossas famílias a serem irradiadoras da presença de Cristo no mundo.

Com carinho

Cida e Raimundo 
CR Super-Região

Fonte: Carta Mensal - Agosto/12

Nenhum comentário:

Postar um comentário