quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Mística dos Pontos Concretos de Esforço e Partilha

“A partilha sobre os Pontos Concretos de Esforço não é um exame de consciência, nem a constatação de um sucesso ou de um fracasso, mas uma releitura dos esforços necessários para progredir na vida espiritual” (Guia das ENS, 30). 

Nessa última segunda-feira, dia 27, o Seminarista Jonathan apresentou para o Colegiado do Setor B o documento “Mística dos Pontos Concretos de Esforço e Partilha”: escrito pelo casal Mercedes e Álvaro Gomes-Ferrer em 1986; apesar do tempo, o texto é rico e profundo; traz para nós um aspecto fundamental do sentido dos PCEs, isto é, sua mística. 

A mística é algo que não se vê, mas que é uma realidade, na qual se acredita e se aposta tudo. É o sentido espiritual que envolve estes meios que ajudam na conversão pessoal e em casal. 

Numa apresentação repleta de exemplos práticos – que só acontecem nas “equipes da Grécia!” - o Seminarista Jonathan nos fez pontuais colocações como um chamado ao cumprimento dos PCEs com leveza e amor a Deus, pois quando os encaramos como peso, nosso verdadeiro encontro com o Senhor não acontece. 

Nos chamou a atenção também para a Partilha: quanto mais tempo de equipe, mais profunda e consistente deve ser esse momento, portanto, devemos preparar a partilha com o mesmo zelo com o qual preparamos o tema, listando como vivenciamos verdadeiramente cada PCE. 

O mesmo se pode verificar no campo espiritual. As ENS aspiram fazer de seus membros cristãos adultos. E, para isso, põem à sua disposição os meios de aperfeiçoamento que, conscienciosamente adotados e fielmente vividos, permitem-lhes uma progressão gradativa na vivência cristã, habilitando a dar constantemente o passo à frente em direção a Deus. 

O Seminarista Jonathan enfatizou aos presentes: “Jesus não prometeu mar de rosas para ninguém!” 

O estudo desse documento nos apontará relevantes e pertinentes caminhos que acentuarão nossa pertença ao Movimento. 

Sanderli e Toninho
CRS Jundiaí B

Nenhum comentário:

Postar um comentário