segunda-feira, 23 de julho de 2012

Casais celebram amor e espiritualidade conjugal em Brasília

Encontro católico, que pela primeira vez sai da Europa, acontece desde 21 de julho e reúne 7,6 mil pessoas de 54 países

Até quinta, 26 de julho, em Brasília, é realizado o XI Encontro Internacional das Equipes de Nossa Senhora (ENS). São 7.571 participantes, sendo 3.500 casais e 446 religiosos, entre padres, diáconos e irmãs, vindos de 54 países. Ginásio Nilson Nelson e Expo Brasília, no Parque da Cidade, são os locais escolhidos para sediar o evento.

Na abertura cívica, realizada sábado à noite no Ginásio Nilson Nelson, estiveram presentes autoridades políticas e religiosas. Entre eles, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz; o Arcebispo Metropolitano de Brasília, Dom Sérgio da Rocha; e o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Raimundo Damasceno.

A primeira fala foi proferida pelo casal italiano Maria Carla e Carlo Volpini, responsável pelo movimento internacionalmente. “O sentimento de alegria que experimentamos e que viveremos em conjunto durante os próximos dias, seja para cada um de nós um precioso convite para nos colocarmos no caminho da fé verdadeira, feita de acolhimento, de justiça, de verdade, de esperança e de paz”, afirmou.

Cida e Raimundo, casal responsável pela Super-Região Brasil, citou um poema de Euclides da Cunha em sua saudação. ‘Se você encontrar a noite por aí, dê-lhe um recado meu. Diga-lhe que não espere mais por mim. Eu marquei um encontro com o sol e não posso mais afastar-me da luz, porque resolvi ser chama’. E acolhendo os participantes, colocou o país à disposição. “O Brasil é a sua casa”, reforçou.

Na cerimônia religiosa, um barco, confeccionado em madeira, adentrou o Ginásio como representação do logotipo oficial do encontro. As bandeiras de todas as 70 nações integrantes do movimento foram trazidas pelos peregrinos, representando a internacionalidade do movimento. Dom Giovanni d’ Aniello, Núncio Apostólico no Brasil, representou o Papa Bento XVI e leu uma mensagem abençoando os participantes.

Missa e reunião de grupo marcam o primeiro dia

Na manhã de ontem (domingo), foi celebrada missa e os sacerdotes e diáconos presentes, cerca de 446, receberam estola especialmente confeccionada para o encontro. Entre os desenhos bordados na peça estão o logotipo oficial do encontro, o logotipo das equipes e a cruz que representa todas as zonas do mundo, em que as ENS estão presentes, um símbolo internacional. Dom Raimundo Damasceno, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), celebrou a missa do domingo, 22 de julho, vestindo uma túnica, também produzida para o evento.

À tarde, já na Expo Brasília, foram servidas refeições e os participantes, divididos em 520 grupos com cerca 15 pessoas em cada, contando também com conselheiros espirituais, sacerdotes, diáconos, seminaristas ou irmãs consagradas. Com o tema ‘Ousar o evangelho’, todas as meditações são baseadas no evangelho de São Lucas, capítulo 10, versículos de 30 a 37, onde se lê a história do Bom Samaritano.


O que vem por aí

Participantes trocam presentes
Hoje, 23 de julho, na Expo Brasília (Parque da Cidade), a partir das 14h30, haverá reunião dos grupos e além de meditarem o evangelho e trocar experiências, os equipistas foram convidados a trazer lembranças para entregar aos outros participantes. Também serão plantadas 30 árvores nativas do Brasil por 30 casais representantes dos países que estão no evento. A área escolhida para o plantio será denominada Padre Henry Caffarel, fundador do Movimento das ENS.

Lenços brancos enfeitarão a Esplanada dos Ministérios
No dia 24, das 16h às 18 horas, os 7.571 equipistas e clérigos estarão no Eixo Monumental, em frente à Catedral Metropolitana de Brasília para um Ato Público. Os peregrinos devem formar uma “catedral viva” com painéis de igrejas do mundo todo e músicas sacras. Cada participante levará um lenço branco para ser usado na encenação da manifestação em prol da paz mundial entre orações em dezenas de idiomas. O momento promete um cenário incrível já que o por do sol ocorrerá durante o ato.

Tarde festiva de confraternização
Na quarta, 25 de julho, a partir das 17h, na Expo Brasília, os casais participarão de confraternização com música, dança e comidas típicas. A festa antecipa a despedida que ocorrerá na quinta, às 12h, após missa no Ginásio Nilson Nelson.

Elis Soares Mazzali (do André)
Equipe 19A - Jundiaí
Imprensa - XI Encontro Internacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário