terça-feira, 19 de junho de 2012

Responsabilidades do Casal Animador

O Casal Animador tem um papel muito importante dentro da Equipe. Vejamos, pois, algumas das inúmeras funções que podem e devem ser exercidas por este casal, sentindo-se co-responsável pela equipe durante aquele mês. Isto será igualmente um aprendizado e um comprometimento com a própria equipe e com o Movimento, pois outro dia ele também será o CRE (Casal Responsável de Equipe).

Período de atuação
Casal Animador será responsável pela animação da equipe a partir do final da reunião mensal em sua residência, até o final da reunião seguinte, isto é, por um período de aproximadamente um mês, que decorre entre uma reunião mensal e a seguinte.

Durante o mês
- lembrar e avisar aos demais casais de sua equipe, ligando por primeiro ao CRE (pois este poderá ter outros avisos a serem acrescentados), das atividades ou eventos programados para o mês, pela sua própria equipe, pelo Setor;
- lembrar os demais casais dos compromissos sociais da equipe para com os aniversariantes do mês;
- fazer eventuais contatos com o Sacerdote Conselheiro Espiritual de sua equipe, quando necessário, como por exemplo, lembrando-o de reuniões de estudos, de aniversários, etc.;
- colaborar com o CRE na preparação das reuniões informais, incentivando, dando idéias, ajudando-o, por exemplo, na escolha do tema, dos assuntos a serem tratados nesta oportunidade, etc.

Na Reunião Prévia ou Preparatória
- participar, juntamente com o CRE e o Conselheiro Espiritual, da reunião prévia ou preparatória;
- receber, sempre que possível juntamente com seus filhos, o Conselheiro Espiritual para uma refeição em sua casa, no dia da reunião preparatória (sem o CRE - este momento é só entre o Casal Piloto e o SCE/AET);
- elaborar o Roteiro da reunião formal ou mensal, de comum acordo com o CRE e o Conselheiro Espiritual;
- entregar o Roteiro da reunião mensal em tempo hábil aos demais casais da equipe, com tempo suficiente para que estes possam se preparar convenientemente para a reunião, isto é, não deixar para entregá-lo no dia ou na hora da reunião. Deverá enviar, igualmente em tempo hábil, uma cópia do Roteiro ao Casal Ligação, para que ele tenha tempo suficiente para preparar e enviar sua mensagem para a reunião.

Na Reunião Formal ou Mensal
- A Reunião Mensal começa a ser conduzida pelo Casal Animação  logo após a saudação inicial e acolhida, feitas pelo Casal Hospedeiro (ou Anfitrião). 
- Estar atento para:
... que a mesma seja iniciada rigorosamente no horário estabelecido no Roteiro, não somente em consideração aos casais pontuais, mas, principalmente, em consideração ao Conselheiro Espiritual;
... que todos tenham efetivamente participação na mesma, isto se sentirem a vontade;
... que na hora das orações, todos estejam voltados para o tema de meditação da reunião;
... quando um determinado assunto de relevante importância for abordado (por exemplo: problema de algum equipista presente, de algum dos casais presente, etc.), se for de interesse e com a anuência do Conselheiro Espiritual, deixar que seja prosseguido, mesmo que em detrimento formal do roteiro.
OBS: O momento da Partilha, Co-participação e Recados são conduzidos pelo Casal Responsável.


Francisca e Edvaldo
Equipe N. Sra. das Graças
Região SP Sul 1 - Setor Arujá

Fonte: http://enssetoraruja.blogspot.com.br/2011/02/responsabilidade-do-casal-animador.html

Um comentário: