quinta-feira, 28 de junho de 2012

Histórico: Relatório da primeira reunião de equipe (1939)

Recebemos do casal Lissandra e Alessandro (Eq 19B) este documento histórico, que revela detalhes da primeira reunião de casais, em 1.939. Ali, aparentemente, estavam reunidos os casais e o Pe. Caffarel, para traçar os objetivos das reuniões.

  
(Clique nos documentos para ampliar)



Para nosso estudo e reflexão, segue a tradução do texto, feita por Maria Clara Vendramini Morato (do Antônio Luiz - Eq. 6A).

(folha 1)



PRIMEIRA REUNIÃO 
DA EQUIPE "NOSSA SENHORA DA ALEGRIA"

Casa - Pierre e Rozenn de Montjamont 
Data - 25 de fevereiro de 1939 

----------------------------

Pierre definiu o objetivo de nossas reuniões: tentar juntos, numa grande abertura de corações, COMPREENDER O OLHAR DE DEUS SOBRE NOSSOS LARES para melhor responder ao seu chamado. 
Depois ele pede para cada um colocar as idéias pessoais que poderiam nos orientar nesse caminho. 
Eis aqui algumas idéias propostas, destinadas a ser aprofundadas durante as próximas reuniões: 

O CASAMENTO, COLABORAÇÃO COM O CRIADOR: Ele poderia criar todas as coisas sem nós, mas quis o nosso consentimento, nossa colaboração para multiplicar não somente seres humanos, mas almas imortais. 

O AMOR SEMPRE FECUNDO: Ele é por ele mesmo, simplesmente por que Ele é. Independentemente de uma fecundidade visível (procriação), mesmo que ela não aconteça, haverá sempre uma fecundidade invisível.
Um verdadeiro amor é fecundo em cada instante e cada vez mais, na medida em que ele cresce, de onde vem a necessidade de zelar e cuidar, como se alimenta o fogo para que ele dê calor e vida. 

ABRIR O LAR: Esta idéia de “cuidar do amor” evoca facilmente um redobrado cuidado dentro do lar. Michel Huet observa que a grande abertura, permitindo muitos contatos, é condição de enriquecimento para nosso amor, tanto para que se receba, como para que se dê. 

O AMOR ESTÁ DESTINADO A TORNAR-SE CADA VEZ MAIS FECUNDO. Ele aumentará, segundo a lei geral da evolução, o qual se observa tanto fisicamente no desenvolvimento da criança ao tornar-se homem, quanto espiritualmente, naquela alma à procura de Deus. 
É preciso considerar as “crises de crescimento” correspondentes às diversas fases do amor, como aos apelos a uma passagem necessária para que o amor fique maior ainda.

(folha 2)

O CASAMENTO, SACRAMENTO DA UNIDADE é uma homenagem particular à Trindade, unidade perfeita num amor perfeito. 
A Trindade é a chama, onde o amor é o Espírito Santo. Nosso casamento deve ser uma verdadeira imagem da Trindade para Sua glória. 

SIMBOLISMO DO AMOR HUMANO: Nosso amor nos revela Deus. A vida de cada um de nós é verdadeiro “ livro santo”, que o Senhor nos incita a abrir. É preciso que você leia com o Santo Espírito para descobrir Deus. Como o "Cântico dos Cânticos", nosso casamento, nossa paternidade ou maternidade nos são uma revelação dos segredos do amor de Deus, de "todas as possibilidades do coração entre Ele e nós" do qual fala Claudel.
Por outro lado, a meditação do Amor Divino nos esclarece sobre o amor humano. 

A COMUNHÃO DOS SANTOS existe num lar especialmente unido. Cada um, pelo que ele é, enriquece ou empobrece esse lar... (idéia a refletir) 

A VIDA ESPIRITUAL A DOIS NÃO SE OPÕE ÀS VOCAÇÕES ESPIRITUAIS PRINCIPAIS, que podem ser diferentes. Aquelas que serão seguidas, não egoisticamente (a sós com Deus), mas sem perder de vista que se enriquecer de Deus, é transformar-se em um dom mais rico para o outro. É dando-se a Ele que Ele nos dá mais. 

POVO QUE REPRESENTA CADA LAR: Um só lar tendo cinco crianças que teriam futuramente outras cinco crianças e assim por diante, representariam dez gerações, por volta de nove milhões de seres. 
Deus olhando isso, vê todo o futuro Dele. Ele espera de cada lar UM POVO DE ALMAS, segundo a lei da fecundidade, visível ou invisível, do amor. 
O abade CAFFAREL o compara a um "rio humano" cuja fonte é o amor de dois seres. 
Esse pensamento é o mais desenvolvido nessa primeira reunião. Conclusão: cuidar, purificar a fonte do rio. 
É por isso que estamos aqui. 

Juntos nós oramos, guiados pela meditação de um de nós: 
"Senhor, abençoe-nos, abençoe o nosso amor... Nós somos muito fracos, mas queremos que o nosso casamento se torne toda a glória que Vós esperais...
Ó Deus, realmente vivo em nossas almas, faça que inteiramente um ao outro, inteiramente a estes que Vós confiais, nós sejamos um só coração, inteiramente a Vós". 



Colaboração: Lissandra e Alessando
Equipe 19B - Jundiaí/SP

Tradução: Maria Clara e Antônio Luiz
Equipe 6A - Jundiaí/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário