segunda-feira, 25 de junho de 2012

Casal cristão: sal e luz para o mundo

Neste mês estamos refletindo e discernindo o Capítulo IV do nosso Tema de Estudos: ‘Ativos na história’.

Como Igreja, devemos entender esta afirmação como um convite, um forte chamado à ação permanente de evangelização e anúncio diante das mudanças constantes no mundo de hoje.

A Constituição Dogmática Lumen Gentium nos ensina:

“Esta evangelização, isto é, este anunciar de Cristo por um testemunho vivo e pela palavra falada, adquire características específicas e eficácia particular pelo fato de se realizar nas condições comuns do século. Neste múnus aparece em grande destaque aquele estado de vida que é santificado por um sacramento especial, isto é, a vida matrimonial e familiar. (...) Lá os cônjuges encontram a vocação que lhes é própria: ser mutuamente e para os filhos testemunhas da fé e do amor de Cristo”.

A Igreja-mãe quer nos dizer que a família, o casamento, o lar cristão são lugares onde podemos começar a atender este chamado. É neste estado de vida, santificado pelo sacramento do Matrimônio que o amor conjugal escuta o chamado e parte para encontrar a sua vocação própria: ser testemunha do amor maior. O amor de Cristo.

Entretanto o casal cristão deve ser aquele que dá gosto, assim como o sal, a tantos dissabores da vida. Os cônjuges devem ser luz para iluminar o caminho, não apenas dos filhos, familiares, mas também dos vizinhos, da comunidade, da grande ecclesia em que vive.

Atender a este chamado em casal não é fácil. É preciso saber discernir qual é a vontade de Deus e pedir sempre ao Pai, muita sabedoria. Mas onde conseguir sabedoria? A carta de São Tiago nos recomenda:

“Se alguém de vocês tem falta de sabedoria, que peça a Deus, e Ele a dará, porque é generoso e dá sem impor condições. Todavia é preciso pedir com fé, sem duvidar, porque aquele que duvida é como a onda do mar, que o vento leva de um lado para outro”.

Pedir sabedoria com fé é poder discernir a vontade de Deus e continuar fazendo ativamente a história de seu povo.

As Equipes de Nossa Senhora são uma escola de formação permanente, sem, no entanto, esquecer a Oração e a Ação. Devemos ser fiéis ao Carisma e à Mística, seguir com alegria e zelo a metodologia e as orientações do Movimento e fazer de suas prioridades uma meta em nossa ascese cristã. Uma destas prioridades é a ‘Presença no Mundo’, e por meio dela saberemos definir nossos engajamentos atuais inserindo-os no Plano de Deus.

O Guia das Equipes informa o nosso múnus social:

“Os casais das ENS procuram testemunhar que o casamento é fonte de amor, de felicidade e de santidade e também uma realização humana. Vivendo no mundo com os valores do Evangelho, querem ser fermento na massa e estar presentes em todas as atividades da sociedade”.

É importante que neste caminho de Santidade atendamos a “convocação” ao serviço sem esquecermos a nossa “vocação” e o nosso Carisma. Padre Caffarel nos alerta:

“No seio da Igreja, os movimentos de leigos, e não apenas as ordens religiosas, têm a sua vocação. Entendei por isso que cada um deles é chamado por Deus para um serviço de Igreja, original, para uma função própria, insubstituível. Da mesma maneira que a vocação dos beneditinos não é a dos jesuítas, nem a dos dominicanos a dos padres brancos, cada movimento de leigos tem a sua própria vocação”.

Concluindo, devemos cultivar e fazer frutificar a Espiritualidade Conjugal, ela é a nossa vocação. O Padre Caffarel, na Carta Mensal francesa de junho de 1959, definia a espiritualidade como “uma ciência que trata da vida cristã e dos caminhos que levam a seu pleno desabrochar... os casais que se reúnem para iniciar-se à espiritualidade, longe de procurar meios para fugir do mundo, esforçam-se por aprender como, a exemplo de Cristo, podem servir a Deus, por toda a sua vida e em meio ao mundo”.

Sejamos ativos na história, e, lembrando Nancy e Pedro Moncau, cheios de alegria, ergamos “a Deus uma constante e sincera ação de graças”. Muitos, cristãos ou não, são Sal e Luz no mundo. Por isso, “Vai, e também tu, faze o mesmo”.

Jussara e Daniel 
Comunicação Externa

* Fonte: Carta Mensal - Jun/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário