terça-feira, 22 de maio de 2012

Palavras do Pe. Caffarel

‎"Será que nossa equipe de Nossa Senhora é uma ecclesia, unida em torno de Cristo, que chama, que ensina, que forma e que sopra seu Espírito sobre cada um dos membros da equipe, ou é um mero círculo de estudos ou uma reunião de amigos?
Não insisto mais porque estou justamente querendo propor à vossa reflexão este ponto! Que deveremos fazer de nossa equipe para que ela se pareça mais com a equipe que Jesus reuniu em torno dele, que ele formou e transformou no dia de Pentecostes?

Olhando por todo o mundo, penso que uma minoria das equipes são reuniões e não pequenas ecclesias. Creio que, na grande maioria, as equipes são ecclesias, isto é, estão reunidas em redor de Cristo como os apóstolos antes da Ascensão, mas não são ecclesias de depois de Pentecostes, habitadas pelo Espírito Santo.

Esse é que deve ser o objeto de nossa reflexão, de nossa pesquisa – levar uma reunião de amigos a se transformar numa ecclesia em torno de Cristo; transformar essa equipe em outra, posterior ao Pentecostes, habitada por um dinamismo poderoso. Corremos o risco de ser acomodados, pusilânimes, tímidos e de não ousar acreditar que Deus possa, ainda hoje, fazer através da equipe de indivíduos simples, coisa maravilhosas como as que fez através dos apóstolos logo depois de Pentecostes. Há quem ache que já é alguma coisa estarmos reunidos ao redor de Cristo. Mais uma vez, digo que isso não é suficiente. 

Se a equipe dos apóstolos não tivesse conhecido o dia de Pentecostes, teria ficado mais ou menos estéril. Nós precisamos enfrentar o problema: que fazer para que uma ecclesia se torne uma ecclesia pentecostal, como no dia seguinte ao da vinda do Espírito Santo? 

Tomai nota disso: um casal, marido e mulher, é uma pequena ecclesia. Uma família, pais e filhos, forma uma pequena equipe e pode, e deve, ambicionar ser uma equipe pós-pentecostal. É uma observação que vos faço. Marido e mulher, pensai nisso."

Pe. Henri Caffarel 
Testamento Espiritual

Nenhum comentário:

Postar um comentário