quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Vamos construir um santuário vivo em Brasília!

Estamos nos aproximando do XI Encontro Internacional das Equipes de Nossa Senhora. A todo o momento coloca-se que será o primeiro encontro fora de uma cidade-santuário, referência para peregrinações internacionais.

Portanto, nosso desafio é transformar a cidade de Brasília, pelo menos enquanto estiver sendo realizado o Encontro, num santuário vivo, formado por todos os equipistas que estarão presentes, celebrando o casamento e a família na perspectiva cristã.

O que é um santuário? De acordo com o Código de Direito Canônico, sob o nome santuário “entende-se a Igreja, ou outro lugar sagrado, aonde os fiéis em grande número, por algum motivo especial de piedade, fazem peregrinações com a aprovação do Ordinário local”.

Nestes santuários devem ser oferecidos “aos fiéis meios de salvação mais abundantes, anunciando com diligência a Palavra de Deus, incentivando adequadamente a vida litúrgica, principalmente a Eucaristia e a celebração da penitência, e cultivando as formas aprovadas de piedade popular”.

O que representa para nós equipistas um Encontro Internacional, senão este momento de orientação sobre os caminhos que devemos seguir nos próximos seis anos, quando então se promove uma experiência de convocação, construção e encontro da comunidade eclesial, que tem na espiritualidade conjugal esse caminho para atingir a santidade, como diria Pe. Caffarel?

Num Encontro internacional das ENS sempre são oferecidos aos equipistas abundantes meios de santificação e salvação. Em todos os encontros têm sido assim! Por que não será em Brasília?

A programação, que está sendo preparada com todo cuidado, anunciará com diligência a Palavra de Deus: vamos ter que ousar ainda mais o Evangelho, fazendo de nosso casamento um meio positivo de nos aproximar cada vez mais de Deus. A programação incentivará a vida litúrgica, como um nutriente para a fé e para uma fecunda ação pastoral na Igreja. Ela terá a cada dia uma bela Santa Missa, como um momento de celebração da ação de Deus na história humana, com a Eucaristia sendo este poderoso Sacramento para melhorar a cada dia a qualidade humana e cristã do nosso Matrimônio. A programação, pelo elevado número de Sacerdotes Conselheiros Espirituais presentes, favorecerá momentos de celebração penitencial, para que possamos viver nossa vida conjugal em plenitude, e assim o sacramento do Matrimônio produza seus frutos de santidade.

Portanto, Brasília será este santuário vivo, local de acolhida e de louvor ao Senhor pelas maravilhas por Ele operadas em todos nós, em nossas famílias, em nossas comunidades-equipes, em nosso Movimento, em nossa Igreja.

Brasília, como um santuário vivo, será testemunha de que a vocação para o matrimônio e a família é viver a dimensão eclesial em todos os lugares onde estamos inseridos.

Para nada serve realizar um encontro em um santuário, se este não nos impele a viver o Matrimônio como um dom mútuo que se dão um homem e uma mulher; se este não impele à missão e ao serviço, lá onde Deus se manifesta como amor para com os casais e famílias mais fragilizadas e que não conseguem viver o “estilo cristão do casal”, como dizia o Pe. Caffarel.

Portanto, venham a Brasília para ser este sinal eficaz da presença de Deus no meio da humanidade, para construir este santuário formado por pedras vivas integradas à construção habitada por Deus.

Gregório de Nissa assim nos escreve: “Onde quer que estejas, Deus virá a ti, se a morada da tua alma se encontrar tal que o Senhor possa habitar em ti”.

Santuário: lugar por excelência para aprofundar a fé, para promover os valores cristãos e para oferecer momentos de nova evangelização e poder ousar sempre mais o Evangelho.

Mariola e Elizeu 
Casal Adjunto do Casal Responsável 
pela Comissão de Coordenação do XI EIENS 
Brasília-DF

* Texto extraído da Carta Mensal - Fev/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário