quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Lectio Divina

“Ler, escutar, reter, aprofundar, viver a Palavra de Deus contida na Escritura, mergulhar nela com fé e amor: nisso consiste essencialmente a Lectio Divina” (D. García M. Colombás)

Você sabe o que é Lectio Divina? 

A Lectio Divina – Leitura Divina ou Leitura Orante da Palavra – é um método de oração muito praticado na Igreja desde os seus primórdios.  Nós, equipistas, temos 3 Pontos Concretos de Esforço a ser cumpridos diariamente: Escuta da Palavra, Meditação e Oração Conjugal. A Lectio Divina pode tornar estes PCE's mais prazerosos a partir do momento que você deixa de estar apenas cumprindo uma obrigação e passa a "se encontrar" com Deus. 

O Papa Bento XVI fez a seguinte observação num discurso de 2005: “Eu gostaria, em especial, recordar e recomendar a antiga tradição da Lectio Divina, a leitura assídua da Sagrada Escritura, acompanhada da oração que traz um diálogo íntimo em que na leitura, se escuta Deus que fala e, rezando, responde-lhe com confiança a abertura do coração”.

No último EACRE, Dom Joaquim Carreira nos convidou a refletir o trecho do Evangelho de Lucas que contém o Tema para 2012 ("Vai, e também tu, faze o mesmo") através da Lectio Divina. Foi uma grande riqueza, porém, para muitos casais, uma grande novidade! É por isso que decidimos postar aqui, o passo a passo deste tão eficaz método de leitura, meditação e oração. 

O método tradicional é simples. Depois da invocação do Espírito Santo, são quatro degraus: 1- Lectio (Leitura); 2- Meditatio (Meditação); 3- Oratio (Oração) e 4- Contemplatio (Contemplação). 


1 - Ler a Palavra de Deus: (O QUE O TEXTO DIZ?) Leia, com calma e atenção, um pequeno trecho da Bíblia (aconselhamos que nas primeiras vezes utilize-se os textos dos Evangelhos, por serem mais familiares a todos). Se for preciso, leia o texto quantas vezes forem necessárias. Procure identificar as coisas importantes deste trecho da Bíblia: o ambiente, os personagens, os diálogos, as imagens usadas, as ações. Você conhece algum outro trecho que seja parecido com este que leu? É importante que você identifique tudo isto com calma e atenção, como se estivesse vendo a cena. É um momento para conhecer e reconhecer a Boa Notícia que este trecho nos traz! Qual a frase ou versículo que mais chamou sua atenção?

2 - Meditar a Palavra de Deus: (O QUE O TEXTO DIZ PARA MIM, PARA NÓS?) É o momento de descobrir os valores e as mensagens espirituais da Palavra de Deus: é hora de saborear a Palavra de Deus e não apenas estudá-la. Você, diante de Deus, deve confrontar este trecho com a sua vida. Feche os olhos, isto pode ajudar. É preciso concentrar-se! Coloque-se no texto, coloque-se no cenário… Participe da narrativa. Com que personagem ou situação você se identificou?

3 - Rezar a Palavra de Deus: (O QUE O TEXTO ME FAZ DIZER A DEUS?) Toda boa meditação desemboca naturalmente na oração. É o momento de responder a Deus após havê-lo escutado. Esta oração é um momento muito pessoal que diz respeito apenas à pessoa e Deus. É um diálogo pessoal! Não se preocupe em preparar palavras, fale o que vai no coração depois da meditação: se for louvor, louve; se for pedido de perdão, peça perdão; se for necessidade de maior clareza, peça a luz divina; se for cansaço e aridez, peça os dons da fé e esperança. Enfim, os momentos anteriores, se feitos com atenção e vontade, determinarão esta oração da qual nasce o compromisso de estar com Deus e fazer a sua vontade.

4 - Contemplar a Palavra de Deus: (O QUE O TEXTO ME LEVA A ASSUMIR?) Faça um instante de silêncio e então sinta o encontro pessoal com Deus. Contemple, absorva. Depois, leve a Palavra de Deus e o fruto desta oração para a sua vida. Produza os frutos da Palavra de Deus semeada no seu coração, frutos como: paz, sorriso, decisão, caridade, bondade, etc. Não se preocupe se alguma coisa não for bem, um dos frutos da Palavra de Deus é a noção do erro e a conversão pela sua misericórdia. O importante é que a semente da Palavra de Deus produza frutos, se 30, 60 ou 100 por um... o importante é que produza, e que o Povo de Deus possa ser alimentado pelos testemunhos de fé, esperança e amor na vivência de um cristianismo sincero.


“A leitura procura a doçura da vida bem-aventurada; a meditação a encontra; a oração a pede, e a contemplação a experimenta. A leitura, de certo modo, leva à boca o alimento sólido, a meditação o mastiga e tritura, a oração consegue o sabor, a contemplação é a própria doçura que regala e refaz. A leitura está na casca, a meditação na substância, a oração na petição do desejo, a contemplação no gozo da doçura obtida.” (Guigo, o Cartucho, Scala Claustralium).



Fontes:
- Material produzido por Dom Joaquim Carreira
- http://grupodeoracaosaomiguel.blogspot.com/2011/02/lectio-divina-intimidade-com-deus.html
- http://rezandolectio.blogspot.com/2010/05/lectio-divina.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário