terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

EACRE 2012 promoveu a solidariedade

Com o tema “Vai, e também tu, faze o mesmo” baseado no evangelho de Lucas 10, 30-37, o Encontro Anual dos Casais Responsáveis de Equipe (EACRE) reuniu 175 casais da Região São Paulo Sul II, Província Sul I, no bairro de Itaici em Indaiatuba. Os setores Jundiaí A e B, Sorocaba A e B, Louveira, Itu e Porto Feliz estiveram presentes. 

Setor Jundiai A
A partir do encontro, as Equipes de Nossa Senhora do mundo todo devem seguir o livro base 2012 e partir para a ação. “Os católicos precisam se posicionar, ver o mundo, agir sem ameaçar e anunciar sempre”, afirmou Dom Joaquim, Bispo de Guarulhos e também conselheiro da Equipe 4A em Jundiaí. 

No EACRE foi enfatizada a necessidade de os casais integrantes das ENS se encaixarem em atividades sociais. “O movimento não é de ação, não promove as atividades de ajuda ao próximo, pois está voltado à espiritualidade do casal, mas é formado por pessoas de ação que precisam se colocar a serviço. Abastecidos no amor de Cristo somos impulsionados a agir no mundo”, destacaram Osmarina e Toninho Baldon, do Setor ABC III (Santo André), que falaram sobre a Pastoral Familiar. “A família é protagonista e agente transformador. Do jeito que ela estiver, a sociedade estará”, afirmou Osmarina. 

A imagem do bom samaritano, que cuida do próximo sem nem mesmo conhecê-lo, deve ser o testemunho de vida do cristão católico. “Nós precisamos ir além, ter coerência entre vida e fé. Cuidar dos mais frágeis e necessitados é nossa missão e não apenas questão de filantropia”, defendeu Hermelinda e Arturo, responsáveis pela Província. 

Setor Jundiai B
Também foram apresentadas no EACRE as novidades do movimento para 2012. “Será feito um encontro para as equipes novas se aprofundarem e também voltaremos nosso olhar para as equipes antigas, promovendo reuniões em que jovens estejam juntos com os idosos”, finalizou o CRP. 

Este é um ano muito importante para o movimento. A cada seis anos as ENS se reúnem em um evento mundial que desta vez acontece em Brasília, entre 21 e 26 de julho. Já são 7.301 casais confirmados, de 51 países. ‘Ousar o evangelho’ será a proposta do XI Encontro Internacional.


Elis (do André)
Jornalista e CRE 19A
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário