quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Uma Equipe, Nossa Equipe

“Façamos o caminho juntos”. Foi esta a resposta do jovem Pe. Caffarel a alguns casais que o procuraram desejando falar-lhe de sua vida espiritual e querendo-o como guia na busca da vivência do amor cristão.

Este “façamos juntos” tornou-se a característica do nascente Movimento “Equipes de Nossa Senhora” e marca muito fortemente a nossa equipe, que é um espelho do que rodeia cada um dos casais que a compõe, com seus desafios próprios, e que a permeiam, pela nossa “vida de equipe”. Ela vive tempos de alegrias e conquistas, mas também tempos de dificuldades e problemas, o que reflete a nossa humanidade frágil e falha. Mas a equipe faz das alegrias, motivação, e dos problemas, oportunidades de crescimento.

Ela é uma equipe madura e séria, que resolve suas questões de forma responsável, respeitosa e fraterna. Tem sido assim com os casais que, por razões várias, deixaram-na, mas mantêm com ela o vínculo sincero da amizade, fruto da convivência baseada em valores que fortalecem as relações interpessoais, como o respeito às diferenças, por exemplo.

Nossa equipe é também unida, alegre e, sobretudo, acolhedora. E, por ser assim, temos mantido o número regular de casais que a compõem (sete), recebendo como irmãos muito queridos os novos casais que a ela integram-se, os quais crescem com a equipe e ajudam a equipe a crescer. Este crescimento não imuniza os casais contra a pressão que a vida lhes impõe, que é a mesma que sofriam antes de serem equipistas. Mas os capacita a mudarem a maneira de enfrentá-la, fazendo uso do aprendizado que as partilhas e as correções fraternas proporcionam. Os muitos instrumentos que o Movimento põe à disposição dos casais, como os PCEs, são eficazes para o seu crescimento na busca da santidade conjugal. Mas a vida de equipe, riquíssima em troca de experiências, é indispensável para atingir plenamente este objetivo.

Formada por casais de idades e situações sociais variadas, nossa equipe faz desta pluralidade um elemento vitalizador, pois os casais mais jovens aprendem e crescem com a experiência dos casais mais maduros; enquanto estes, renovam-se e motivam-se na juventude daqueles. Esta é a “nossa” equipe.


Guia e Jair
Eq.01C - N. S. do Perpétuo Socorro João Pessoa-PB

* Texto extraído da Carta Mensal - Dez/2011 

Nenhum comentário:

Postar um comentário