segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Nancy e Pedro - Os precursores das ENS no Brasil

Pedro Moncau nasceu em São Paulo no dia 01/07/1899, filho de mãe francesa e pai espanhol. Aos 14 anos, Pedro e seus irmãos José e Inês, precisaram interromper suas atividades escolares e empregaram-se para manter a família, pois seu pai, gravemente enfermo não tinha condições de fazê-lo. Só bem mais tarde pode retomar seus estudos. Foi Vicentino e Congregado Mariano.
Formou-se em medicina, em 1934, fazendo de sua profissão um apostolado contínuo, principalmente no trato com os pobres.
Casou-se em 1936 com Nancy Cajado e tiveram seis filhos.
Preocupado com a formação cristã da família, em 1949 tomou conhecimento da existência, na França, de um Movimento fundado pelo Pe. Henri Caffarel e 04 jovens casais, Movimento este que mais tarde recebeu a denominação de Equipes de Nossa Senhora. Pedro iniciou, então, uma longa correspondência com o fundador e conseguiu introduzir as Equipes no Brasil.
A 13 de maio de 1950, traduzidos os primeiros documentos, foi lançada em São Paulo a primeira Equipe da qual fizeram parte, formada por 05 casais tendo como Conselheiro Espiritual, após as primeiras reuniões, o Pe. Oscar Melanson, (O.S.B.). Pedro trabalhou nas Equipes de Nossa Senhora enquanto suas forças o permitiram.
Faleceu a 17/08/1982. 
(do livro "Quando a palavra se torna oração")

Nancy Cajado Moncau nasceu em 22/03/1909 e considera Araraquara sua cidade natal. Foi ali que, num 07/09/1931, encontrou Pedro Moncau, com quem namorou, noivou - principalmente por correspondência – casou, em 27/06/1936 e mudou-se com seu marido para São Paulo.
As Equipes foram sua vida e sua vida foi a das Equipes, primeiro junto com Pedro, depois como orientadora e conselheira dos dirigentes do Movimento durante toda a sua vida.
Escreveu os livros: “O sentido de uma vida” e “Quando a palavra se torna vida” dedicados a Pedro Moncau e um terceiro livro “Equipes de Nossa Senhora no Brasil – Ensaio sobre seu histórico”.
Faleceu no dia 15/08/2006. 
(do livro "ENS - Ensaio sobre seu histórico")



* Foto: O casal Moncau em Itaici, março de 1981. Último encontro a que Pedro compareceu.
* Texto extraído do Blog http://ensmogib.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário