segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

A importância do planejamento

Já imaginaram se os arquitetos e engenheiros decidissem construir um arranha-céu com os detalhes todos guardados na memória? O tamanho exato de cada degrau de cada escada, a altura exata de cada pé direito, de cada porta, janela, largura dos corredores, detalhes de acabamento de cada ambiente, etc, etc, etc, etc, etc. Não se poderia afirmar que tal projeto desse certo, não é mesmo? Para isto existe o projeto onde se detalha cada item e se evita esquecimentos graves capazes de comprometer a própria realização da obra. Esta é a verdadeira dimensão da necessidade de planejamento para qualquer outro tipo de obra, de qualquer área! Nas Equipes de Nossa Senhora, não é diferente... Muitas pessoas envolvidas em muitos projetos (pessoais, familiares, religiosos, comerciais...) e programar-se é o primeiro passo para conseguir cumprir tais compromissos.

Planejar não significa apenas buscar o registro dos detalhes para evitar esquecimentos. Ë bem mais do que isso. Planejar é ordenar as ações. Um bom planejamento consegue minimizar todos os tipos de perdas de tempo, de espaço, de dinheiro. O tempo que se “perde” planejando é reconquistado com juros e correção monetária no momento de se dar a partida para a construção da idéia. Trazendo isso para as ENS, devemos pensar que o primeiro planejamento feito acontece mesmo antes de pensarmos que está sendo planejado. A ERI planeja e passa para a Super Região, que também faz seu planejamento e passa para as Províncias. Esta por sua vez, se organizam e passa suas idéias para as Regiões, que do mesmo modo, repassa aos Setores chegando, finalmente, até as equipes. A nós, equipes de base, chega um calendário das atividades do ano, como vemos abaixo (2013 - semestral):



Diante disso, é aconselhável que as equipes de base também façam seu planejamento, de forma que fiquem agendadas as reuniões mensais e atividades extras da equipe. É muito importante que o Conselheiro também participe e assim, cada membro em posse de suas agendas, escolhem as melhores datas para os compromisso da equipe. Com o calendário da equipe em mãos, todas as coisas ficam mais organizadas e mais fáceis de se cumprir, sem falar que ficam todos "compromissados" como os eventos.  Outro ponto importante disso tudo é evitar o desgaste de ficar ligando para todos os casais em busca de local e data para os eventos todo mês. Se já está programado, é só seguir a programação. Vejam um exemplo a seguir, um calendário de uma das equipes de Jundiaí, que recebemos e - por achar muito bem organizado - partilhamos com vocês:

(Clique para ampliar)

O ato de planejar é exclusivo do ser humano, nenhum animal é capaz de planejar suas ações se não o homem, um ser racional. Em todos os momentos de nossas vidas estamos agindo sobre aquilo que, de alguma forma já foi planejado; como por exemplo, o simples fato de acordar em determinada hora, tomar banho, ir à feira, trabalhar. Essas ações já foram planejadas em momentos anteriores. 

E aí, sua equipe já montou o calendário 2013? Que tal colocar isso em prática?! 



Érica e Wilson Costacurta
Equipe 18A - Jundiaí
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário