segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Os Salmos - Uma expressão de vida

O povo hebreu sentia, no decorrer dos seus dias, que caminhava através de uma história que podia ser intitulada de “A História de Deus e do Homem”. Esta passava pelos séculos, mostrava a essência da vida desse povo e era o resultado de um contínuo relacionamento com Alguém que se comunicava diretamente com ele em seus instantes cruciais.

O povo hebreu desejava registrar tudo isso em uma síntese concreta. E fazia brotar, dos lábios e dos corações, por anos e por séculos, esses fatos espetaculares. A este registro se dá a denominação de Salmos. A sua fonte, dessa maneira, é a própria vida humana, iluminada por Deus. Neles encontramos aquilo que estava no interior desse povo, uma expressão autêntica do que lhe ia à alma: a descoberta da natureza do homem, o espelho fiel de sua vida e o reflexo de sua verdadeira identidade.

Enfim, os Salmos se constituíam em uma longa e cuidadosa tentativa de resumir a intervenção de Deus na vida humana, onde procurá-Lo e no que consiste a sua presença salvadora: “Até quando esconderás de mim a tua face?” [Sl 13 (12), 2].

Os Salmos expressam a resposta a essas aspirações: “só quem não caminha em Deus nada percebe”! É peregrinando por esse caminho que o povo teve a certeza do convívio com Deus e da relatividade das demais coisas, das suas inseguranças: “Sem Deus, tudo é fuga” [cf. Sl 73 (72), 15], “sem Deus a vida não tem sentido” [cf. Sl. 73 (72), 27-28],“Deus é o fundamento e o futuro da vida” [cf. Sl. 27 (26), 1-3]!

Alguns de nós, Equipistas, poderiam questionar: os Salmos nada têma ver hoje com nossas vidas, constituem-se em problemas diferentes, em culturas diversas, em situações muito arcaicas. Essas “alegações” constituem um equívoco se não aprofundarmos as nossas vidas e não formos capazes de perceber as vibrações de vida que afloram nos Salmos.

Tanto esse povo como nós devemos ser vasos comunicantes na demanda de um sentido de vida e de uma solução para os problemas do dia a dia:

“Deus é o guardião de nossas vidas”!
[cf. Sl 121 (120)]


Fátima e João Bosco
Eq. 5A - Jundiaí/SP

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

4º Retiro Anual de 2016, em Jundiaí

O Retiro, que aconteceu de 14 a 16 de Outubro, foi iniciado com a apresentação do Padre José Alem, fazendo-nos um convite para relaxar ao som de uma música e com suas palavras afim de poder entrar no contexto do Retiro e estar completamente desligados de tudo para poder aproveitar e fazer uma reflexão e um balanço de como estamos vivendo afim de alcançar o crescimento pessoal e espiritual e assim conseguir o equilíbrio entre a carne e o espírito.



Ouvimos que crescer na graça que é a mais linda aventura da vida. Conhecer Jesus e o conhecendo melhor conseguiremos amá-lo e seguí-lo. Não devemos nos deixar levar pelas ambiguidades da vida que são as coisas falsas que fazem-se passar pelas coisas boas e nos enganar. Cristo é o Caminho a Verdade e o sentido da Vida. Para conhece-lo é preciso viver a palavra de DEUS e testemunhá-la também. A importância da oração, como orar, meditação da palavra, viver os sacramentos, catequeses. Levar Cristo em nossa vida é pregar com atitudes.

Fizemos uma revisão de vida como cristãos, como membro da ENS, vimos os 6 ponto de observâncias, falamos de Partilha, Escuta da Palavra, Meditação, Oração Conjugal, Dever de Sentar-se e Regra de Vida.

No tema da Misericórdia pudemos perceber o real sentido da palavra, a qual é um tema inesgotável onde vemos que o amor é completo em todos os sentidos e aspectos: bondade, compaixão, perdão, piedade e a graça. É diante do reconhecimento de sermos pecadores e nos arrependermos que se manifesta a misericórdia de DEUS onde Jesus é a principal figura para se consolidá-la.

Devemos Amar como DEUS nos ama sem interesse e sem restrições a quem. É um morrer para nosso EU e imitar Jesus, ver em nosso semelhante Jesus. Esse amor é uma experiência da Santíssima Trindade.

Sobre Maria vimos que com o seu Sim a DEUS a sua fidelidade e sua entrega total é o modelo de santidade na Igreja e nossa educadora na Fé. O modelo de Fé sendo discípula de seu próprio Filho e serva de DEUS, vivendo o Evangelho segundo a Sagrada Escritura. Que imitemos Maria e que com a nossa devoção possamos viver segundo o Evangelho para sermos suficientemente cristãos.

Tivemos a grande graça de termos a confissão e podermos estar totalmente preparados para a Eucarístia. Muito especial foi também o Terço que rezamos em torno da fonte onde cada um rezando com velas representou as contas do rosário.

Um momento mais que sublime foi o pacto de amor com Maria onde prometemos diante de Deus, de Jesus Cristo e do padre, tê-la como nossa mestra, amiga do céu e da terra, onde encontraremos o refúgio, amando-a e obtendo através dela o amor de Jesus, obtendo sempre dela a força para sermos humildes e simples como seu exemplo de vida, meditando e vivendo a sua palavra.

Foi um ótimo início de caminhada nesse nosso primeiro Retiro Anual na ENS. Que possamos colher os bons frutos dessa linda jornada em nossas vidas. Que DEUS nos mantenha sempre perseverantes. Que Nossa Senhora cubra com seu manto de amor a todas as ENS, ao nosso Papa, aos Sacerdotes e ao mundo todo!


José Carlos e Ivete Fávaro
Eq. 2B - Jundiaí/SP

Encontro de Conselheiros

No ultimo dia 21 de Setembro de 2016 aconteceu o Encontro de Conselheiros das Equipes de Nossa Senhora, no salão de festas do Condomínio Terras de São Carlos. O padres e religiosas atenderam o convite dos setores Jundiaí A e Jundiaí B, e compareceram em um ótimo número para uma manhã de formação, debates e confraternização.

A formação da manhã foi conduzida pelos CRS, Erica e Wilson (Jundiai A) e Eliana e Luiz Roberto (Jundiaí B) com ênfase no valor da Reunião Preparatória e Visita Pastoral. Foi enfatizado ainda a Reunião de Eleição e em seguida, aberto debate para perguntas e respostas.



O encontro foi avaliado positivamente entre os que ali estiveram. Do Setor Jundiaí A estavam: Pe. João (2A), Pe. Félix (4A e 11A), Pe. Joaquim (5A), Pe. Paulo (8A), Pe. Julio (13A), Pe. Milton (14A), Pe. Alexandre (15A), Pe. Bruno (18A) e Pe. Lupércio (19A). Do Setor Jundiaí B estavam: Pe.Spolti (2B), Pe. Samuel (3B e 16B), Pe. César (8B), Ir. Penha (9B e 18B) e Ir. Sonia (13B). Além destes, recebemos os seguintes conselheiros do Setor Itu: Pe. Adeilson, Ir. Zita e Frei Cido. Ao todo estiveram presentes 17 conselheiros, representando 20 equipes.

O Encontro foi finalizado com um delicioso churrasco, onde os conselheiros puderam conversar entre si e confrontar, de maneira mais descontraída, as orientações apresentadas e as realidades das equipes que participam.

As fotos deste dia estão aqui.

Blog das ENS Jundiaí

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Mutirão das ENS 2106 - Setor Jundiaí A

O mutirão, conforme nos lembra os documentos do movimento, é uma atividade que objetiva especificamente desenvolver os conhecimentos mais profundos e sistematizados das ENS, de seu carisma e de sua pedagogia. É indicado que aconteça um mutirão em cada período de atuação do Casal Responsável de Setor (3 anos). Foi baseado nisto que no dia 17 de Setembro o Setor Jundiaí A realizou, com muita alegria e dinamismo, o Mutirão das ENS 2016, no centro catequético da Paróquia Nossa Senhora do Montenegro.

Cada equipe recebeu seu tema de apresentação antecipadamente, junto com a orientação que apresentassem de uma forma criativa. E neste quesito, as equipes realmente compraram a ideia e se prepararam muito bem. 

A parte da manhã contou com a oração inicial conduzida pelo SCE do Setor Pe Julio de Freitas Alves; uma apresentação dos objetivos do Mutirão pelo CL Edsonia e Ricardo e pelo tema "Amoris Laetitiae" apresentada pela equipe 14A. Dom Enrico, SCE da Eq. 7A e vigário da Paróquia que estávamos, também passou por lá. Em seguida fizemos um almoço comunitário, com os alimentos trazidos pelos equipistas. A parte da tarde foi dinâmica e usamos 4 salas para apresentação de temas. A cada 30 min acontecia o rodizio das salas e dos temas. Encerramos o mutirão com a benção do Pe. Bruno (Eq, 18A) e a oração do Magnificat.

Foi extremamente gratificante ouvir os comentário positivos sobre o formato adotado! Muitos equipistas gostaram da maneira, do aprendizado e da alegria vivenciada entre irmãos. É assim que o Senhor continua, diariamente, fazendo em nós maravilhas! Louvado seja Deus!

Érica e Wilson
CRS Jundiaí A

As fotos deste dia estão aqui.