terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Bem vinda, Giovana!

As Equipes de Nossa Senhora de Jundiaí se alegram com os pais Mariana e Jorge (Eq.12A) pela chegada da Giovana! Ela nasceu no dia 11 de Janeiro com 3,300 kg, 50 cm e muita saúde! Deus abençoe essa vida e essa família!



Érica e Wilson
CRS Jundiaí A

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Josué: o dom e a conquista

O Livro de Josué não se constitui somente de um simples registro ou crônica de fatos relatando o esforço da conquista da Terra Prometida, mas na realidade, a partir deles, vem expressar uma interpretação de vários acontecimentos à luz da fé para a amostragem do significado admirável da conquista de Canaã.

Atrás das longas listas de lugares conquistados, o relato revela em primeiro a alegria e a gratidão do Povo de Israel pelo dom inefável de Deus. Mas outro evento também importante reside no fato de que o povo teve que conquistar o que o Senhor lhes prometera.

A grande lição do evento grandioso foi que Deus concede o dom, mas não suprime a iniciativa humana. Ao contrário, exige que o homem busque e conquiste o Seu dom. Essa graça não é, pois, somente um dom paternalista de Deus, deixando o homem sem qualquer participação, em uma atitude passiva: a vida é um dom que o homem deve descobrir e conquistar.

O Livro de Josué se constitui em um maravilhoso tratado sobre a graça de Deus que é a base da vida e da história: assim, o Senhor realiza seu dom por dentro das ações e conquistas do homem.

Assim, a Terra é o fruto da promessa divina e, ao mesmo tempo, da aspiração e conquista do homem: o dom supõe firmeza e coragem, pois o povo terá de fazer a sua parte na apropriação da terra dada por Deus. E essa dádiva tem uma condição primordial: que essa terra seja um lugar de construção de uma sociedade fraterna.

Esta a grande lição para nós, Equipistas, nas nossas aspirações e solicitações ao Senhor na condução dos nossos caminhos, tal qual fez a Josué: sermos sempre firmes e corajosos para cumprir a nossa parte, não se desviando do dever nem para a direita e nem para a esquerda, e seremos bem sucedidos em nossos empreendimentos:

“Assim como estive com Moisés, estarei também com vocês:
não os abandonarei nem os deixarei desamparados”!
(cf. Js 1, 5)

Fátima e João Bosco
Eq. 5A - Jundiaí/SP