terça-feira, 29 de setembro de 2015

Ponto Concreto de Esforço: Retiro

Participamos do retiro espiritual realizado nos dias 12, 13 e 14 de setembro promovido pelas E.N.S. de Jundiaí. Nos nossos 49 anos de movimento, participamos de muitos retiros, mas não temos dúvidas em afirmar que este, pregado pelo Pe. Paulo Eduardo, foi um dos melhores, pela firmeza de suas colocações e pelo grande conhecimento demonstrado no assunto desenvolvido: MAGNIFICAT.

Foram três palestras sobre o assunto, onde Maria aparece como a grande acolhedora, Aquela que proclama o Magnificat a partir de uma experiência concreta. Maria envolve os pobres e humildes em seu louvor. “Quem é pobre consegue perceber a ação de Deus em sua fragilidade” (Papa Bento).

Muito teríamos que escrever para transmitir um pouco de todo o conteúdo que nos foi revelado. Um aspecto muito importante desse retiro foi o fato de termos a oportunidade de nos isolarmos para refletir e estabelecer uma relação próxima com Deus. Eu e Deus.

Foi tudo muito rico. As celebrações, o terço, as laudes abrilhantadas pelo coral e uma equipe de serviço sempre atenta no desenrolar do retiro.
Para encerrar agradecemos o Pe. Paulo Eduardo por suas pregações e deixamos uma última colocação para reflexão: Nós estamos nas E.N.S. para “ajudar Cristo ser gerado na vida do esposo ou esposa”; valorizar a santidade no nosso casamento. Estamos agradecidos por que Cristo está sendo gerado em nós?

Chico e Dina
Eq. 1B - Jundiaí/SP

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

3º Retiro Anual das ENS Jundiaí

Um retiro sob o manto de Maria

O 3º retiro anual das Equipes de Nossa Senhora (setor A e B) aconteceu no ultimo fim de semana, dias 11, 12 e 13 de setembro, na casa de retiro São Carlos, Colônia (Jundiaí). O pregador, padre Paulo Eduardo Ferreira de Souza, pároco da igreja São Judas Tadeu (Itu) passou quase três dias com mais de 40 casais refletindo e aprofundando o Magnificat, oração que norteia o movimento das ENS. A oração, que é um cântico de Maria, escrito por Lucas, mostra-nos muito mais do que como a comunidade primitiva a via. Mostra-nos que o retrato da Igreja é o retrato da Virgem Maria.

Padre Paulo Eduardo tratou durante todo o retiro das nuances da oração, parte por parte, durante a sexta, o sábado e a manhã de domingo. Muito culto e didático, fez questão de aprofundar cada versículo do cântico com textos e documentos dos papas passados, citações importantes e esclarecedoras, que constam nos documentos da Igreja. 

Um dos pontos mais fortes do retiro e, sobretudo, bastante atual foi quando padre Paulo Eduardo falou do encontro que papa Francisco participou na quinta feira, dia 10, às vésperas, portanto, do retiro das ENS de Jundiaí. Por coincidência ‘divina’ ou não, papa Francisco recebeu na Sala Clementina cerca de 400 participantes das Equipes de Nossa Senhora, presentes em Roma para seu encontro mundial. O Papa encorajou-os a colocar em prática a espiritualidade do movimento, a fortificar o empenho missionário e a serem instrumentos da misericórdia de Cristo em relação às pessoas que tiveram o matrimônio fracassado. 

O Santo Padre sublinhou ainda no início de seu pronunciamento que este encontro precede o Sínodo dos Bispos que vai refletir sobre os desafios das famílias, visto “as ameaças no atual contexto cultural difícil”. Neste sentido, Francisco insiste no “papel missionário das Equipes de Nossa Senhora, onde a vida conjugal se aprofunda e se aperfeiçoa graças à espiritualidade do movimento”. “Penso em particular na oração dos casais e em família, bonita e necessária tradição que tem sempre sustentado a fé e a esperança dos cristãos, mas infelizmente abandonada em tantas regiões do mundo; penso também no tempo do diálogo mensal proposto entre os esposos – o famoso e empenhativo Dever de sentar-se - que vai contra a corrente em relação aos hábitos do mundo frenético e agitado, cheio de individualismos, e que é um momento de troca vivido na verdade sob o olhar do Senhor. É um tempo precioso de agradecimento, de perdão, de respeito recíproco e de atenção pelo outros”.

E padre Paulo Eduardo ainda ressaltou uma importante mensagem de papa Francisco aos casais do retiro: “Agradeço às equipes de Nossa Senhora por serem um apoio e um encorajamento no ministério de vossos sacerdotes, que encontram sempre, no contato com as vossas equipes e as vossas famílias, a alegria sacerdotal, a presença fraterna, o equilíbrio afetivo e a paternidade espiritual”. O retiro foi encerrado com um celebração. Confiante, padre Paulo Eduardo pediu a todos os casais que ajudem a ‘gerar’ Cristo na vida de cada um de seus esposos e esposas. E finalizou: “ Os vínculos sacramentais são mais fortes que os vínculos de sangue”.

Hanaí e Eli
Eq. 10A - Jundiaí/SP



O Poderoso fez em mim maravilhas e Santo é o seu nome

De 11 a 13 de setembro em curso, estivemos reunidos na casa das Irmãs Carlistas - São Carlos Eventos e Hospedagem, para mais um recolhimento anual, tempo que os equipistas se afastam de suas atividades habituais para se encontrarem com Cristo, como nos ensinam as Sagradas Escrituras. Observando o silêncio e a oração, pudemos ter um contato mais direto com a palavra de Deus. A pregação do Retiro esteve a cargo do Padre Paulo Eduardo Ferreira Souza, pároco da Paróquia São Judas Tadeu de Itu. 

O tema escolhido para o encontro com Cristo durante este ano é “Magnificat”. Como nos explicou o Padre Orientador, sua pregação foi desenvolvida a partir do “Magnificat”, não sobre o “Magnificat” . O que nós assistimos, nesses dias abençoados, foi uma verdadeira conferência sobre a manifestação de Cristo em nossas vidas e a trajetória de fé do povo de Deus ao qual nos incluímos, pois “fomos irmanados em Jesus” sendo, assim, filhos de Abraão. 

Partindo dos primeiros versos do “Magnificat,” nosso orientador nos ensina que os exegetas dizem que o hino “ Magnificat” já era rezado em comunidades judaicas, antes das Sagradas Escrituras e significa engrandecer em latim. Maria era uma moça humilde e poderia até ser considerada desonrosa, mas Deus agiu aí , nessa fragilidade, e o verbo se fez carne. Maria ouve de Isabel “feliz você que acreditou no chamado de Deus”. Maria acreditou, aceitou, e viveu engrandecendo o Senhor. 

Maria foi agraciada e deu graças ao Senhor. A tônica da vida não está no que fazemos, mas no que recebemos de Deus. É a graça de Deus, força de Deus que atua em nossas vidas. Devemos ser agradecidos. 

Segundo a fé, todas as almas geram Deus, quando acolhem a palavra divina. O casamento é um projeto de Deus e a grande tarefa do casal é o esposo ajudar Cristo ser gerado na esposa e vice versa. É na fragilidade da vida matrimonial que Deus age. Devemos ser agradecidos por Sua presença em nossas vidas. Isso se manifesta no sorriso, na solidariedade, no encontro com nossos semelhantes. 

O que escrevi acima foi só um esboço da primeira parte das reflexões que nos foram passadas pelo Padre Paulo Eduardo. Desde sexta feira à noite, estivemos em clima de oração, reflexão, aprendizagem. Tudo esteve perfeito e a ação de Deus se fez presente. Só podemos dizer obrigado ao Padre por ter estudado tanto, por ter aceitado a ação de Deus em sua vida e propagar a fé cristã aos homens. Aos organizadores, agradecemos pelo cuidado em todos os detalhes e aos equipistas, que conosco desfrutaram de momentos tão preciosos, parabéns pelo silêncio e convivência amiga, todos unidos em Cristo. 

Cleide e Sergio 
Eq. 4A - Jundiaí/SP


Para ver todas as fotos, clique aqui
(Fotos: Joice/Fabio - Eq. 12B)

Recado das Equipes de Jovens de Nossa Senhora (EJNS)

“Precisamos de Santos que bebam Coca-Cola e 
comam hot dog, que usem jeans, que sejam internautas” 
(Santo João Paulo II)

Assim como os casais são convidados à missão, também os jovens das Equipes de Jovens de Nossa Senhora (EJNS) são convidados a buscarem à santidade.

O movimento que teve origem das ENS na França firmou-se em nossa cidade em 2009 e hoje, com o setor Jundiaí, os jovens equipistas convidam os filhos, netos, sobrinhos e amigos jovens católicos, entre 16 e 30 anos, sem experiência conjugal, dos casais das ENS a participarem das EJNS.

Além disso, no próximo domingo, 20/09, convidamos a participar do Encontro Mariano, um momento para conhecer mais sobre Maria e dividir o amor que ela tem por seus filhos. Neste ano o tema será "Maria acolhedora, defensora dos filhos teus", terá início às 8h na R. General Carneiro, nº 105, Vila Arens – Jundiaí.



As inscrições podem ser realizadas através do seguinte link: http://goo.gl/forms/d4KG66AKGr

Para mais informações sobre as EJNS:

Abraços,

Jovens da EJNS

A maravilhosa diferença

O nome tem como característica a expressão do potencial das pessoas, sendo o nosso modelo de desempenho no Reino de Deus. 

Deus nos conferiu outros nomes além dos já mencionados. Um deles aparece no ato da criação. Ele nos fez macho e fêmea, chamou-nos de “Homem e Mulher”: “e modelou uma mulher e apresentou-a ao homem” (Gn 2, 22).

Esta maravilhosa diferença se constitui para nós, casais, em uma missão, na fonte de vida em sociedade, amparada no auxílio mútuo, no relacionamento amigo, em uma expressão de amor. O homem e a mulher viviam uma verdadeira relação social, sem sombras, com um diálogo transparente entre eles (cf. Gn 2, 23). 

Depois, dá-se a animosidade, o confronto: “A mulher que me destes por companhia deu-me o fruto” (Gn 3, 12). As suas relações serão comandadas pelos instintos, concupiscência e dominação. A cisão desse relacionamento marca tristemente os tempos seguintes.

Mas os caminhos da História da Salvação deveriam seguir outros rumos: nós, casais, fomos criados fundamentalmente iguais e acidentalmente diferentes, para vivermos como seres necessários uns aos outros. Só assim seremos realmente nós mesmos (cf. Rt 2, 8-13).

Fomos feitos para vivermos como seres que se completam no modo de percepção da vida, na natureza dos dons, na expressão serena e firme de uma autêntica sexualidade. As “diferenças” servem para nos complementarmos reciprocamente (cf. Eclo 26, 1- 2).

Orientando-nos pela defesa da dignidade humana, pelo tratamento comum como pessoas “feitas por Deus e para Deus” (cf. 1 Jo 2, 15-17), nós, casais, seremos “seres novos” e ensinaremos ao mundo esta maravilhosa diferença e esta linda igualdade, cumprindo a missão conferida ao homem e à mulher: 
“Todos vocês são um só em Jesus Cristo”!
(Gl. 3, 28).

Fátima e João Bosco
Eq. 5A - Jundiaí/SP

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

O silêncio e o recolhimento para a escuta da palavra - o retiro anual.

“O Senhor fez em mim maravilhas e santo é o seu nome”

O retiro anual não é só um tempo para falarmos de Deus, mas, principalmente, um tempo para Deus nos falar. Na busca desse encontro com o Senhor, realizou-se entre os dias 28 e 30 de agosto, na casa das Irmãs Carlistas – (São Carlos Eventos & Hospedagem) o retiro anual dos setores A e B das ENS de Jundiaí, com o tema Magnificat. Tivemos a presença de 42 casais, além de Conselheiros Espirituais. O Encontro transcorreu num clima de muita harmonia, paz e alegria. Pôde-se viver momentos ricos em espiritualidade através das pregações do orientador Pe. Wagner (SCE Eq. 17A). Todos puderam sair desse retiro renovados e sentindo-se abençoados pelo Espírito Santo.

Na sexta-feira à noite, após o acolhimento feito pelos organizadores e da acomodação, os participantes puderam ter um momento de encontro durante um jantar. E, para bem iniciar a caminhada espiritual, os casais puderam “subir” ao Monte Tabor, através das palavras da irmã Sônia (CE Eq. 13B), e, no silêncio da oração, buscar a si mesmos. Cada participante pode também se confessar com um dos quatro padres presentes no local. Foi um momento abençoado, no qual cada um pode encontrar-se com Deus para sentir-se mais leve e de coração aberto para receber o Espírito Santo nas meditações e orações que continuariam nos dias seguintes.

Abrindo a manhã de sábado, os casais participaram da Santa Missa e depois, das pregações feitas pelo orientador Pe. Wagner. Ele nos fez lembrar a importância do silêncio para nos encontrarmos com Deus, isto é, ensinou-nos que o “silêncio é uma disciplina não do fazer, mas do ser”, pois precisamos praticá-lo e buscá-lo constantemente para encontrarmos o Senhor. No dia da celebração do martírio de S. João Batista, o Pe. lembrou a todos de como o profeta serviu, pregou e morreu para que Jesus, o verdadeiro Salvador, pudesse aparecer. E nós, o que deixamos realmente por Cristo? Foi o questionamento que o Conselheiro fez aos casais. À noite, encerraram-se as meditações com uma hora de silêncio em adoração ao Santíssimo, pondo em prática, assim, tudo que refletimos durante o dia.

As laudes abriram a manhã de domingo e buscando manter o clima de oração e silêncio, Pe. Wagner fez todos pensarem e perceberem o poder da oração e da fé, lembrando-nos de que “Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: arranca-te e transplanta-te no mar; e ela vos obedecerá" (Lc 17, 6), apresentando-nos várias leituras do Antigo e Novo Testamento. A Santa Missa veio encerrar o retiro e os casais puderam confraternizar em um almoço. E, com certeza, foi possível cumprir o propósito do retiro, de falar pouco para escutar muito, sobretudo, a voz do Espírito Santo.

Ludmila e Marcos
Eq. 5B - Jundiaí/SP

Para ver todas as fotos deste retiro, clique aqui.

.