sábado, 16 de maio de 2015

Peregrinação Provincial


Uma bênção, um privilégio, uma graça! Essas foram algumas das expressões usadas para definir esse dia de Peregrinação.

Quatro ônibus saíram por volta de 6:30 da manhã de Jundiaí e cada um deles teve uma história no trajeto até Aparecida. 

Ônibus 1

Ônibus 2

Ônibus 3

Ônibus 4

Chegando ao Santuário, o encontro com equipistas de toda Província Sul I e a experiência de ver tantos casais trilhando o caminho proposto pelo movimento das Equipes de Nossa Senhora.

Todos rezaram o Terço dos Pontos Concretos de Esforço e em seguida, em procissão, entramos na Basílica para a Celebração da Eucaristia, presidida pelo Pe. Flávio Cavalca e concelebrada por alguns SCE da Província, dentre eles, Pe. Julio de Freitas, que é o Conselheiro do Setor Jundiaí A.

Após a Missa, um lanche em forma de confraternização e depois, tempo para as famílias visitarem o Santuário. Próximo às 16:00 hrs, era hora de voltar pra Jundiaí.

Com corações alegres e almas leves, voltamos louvando e agradecendo a Deus pela oportunidade de ter vivido este dia em equipe.

Érica e Wilson Costacurta
Eq. 13A - Jundiaí/SP

As muitas fotos deste dia, serão divididas em partes, conforme os equipistas forem mandando as fotos tiradas. Para visualizar, basta clicar nos links abaixo:


segunda-feira, 11 de maio de 2015

Missa em ação de graças pelo 65º aniversário das ENS no Brasil e 53º em Jundiaí

Na noite da última sexta-feira, 08 de Maio, os casais das Equipes de Nossa Senhora de Jundiaí se reuniram para uma Celebração Eucarística em ação de graças pelo aniversário de chegada do movimento no Brasil e na nossa cidade. O bispo diocesano, Dom Vicente Costa, presidiu, tendo como concelebrantes alguns dos nossos Sacerdotes Conselheiros Espirituais,

Apesar da noite fria, um grande numero de equipistas - cerca de 300 - compareceram ao Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida para celebrar.

Após a Eucaristia, uma festa de confraternização foi realizada no salão paroquial, com direito a mini-pizzas, bebidas e bolo de aniversário.

As fotos desta noite festiva, estão aqui (fotos: Virginia Zuim).

Que o Senhor continue fazendo em nós maravilhas, através deste movimento, por muito anos mais.

Equipe do Blog

A história da criação do mundo

“Essa é a história da criação do céu e da terra” (Gn.4a) 

Nos versículos iniciais da Bíblia já aparecem o encantamento e a comoção do escritor sagrado ante a realidade e a beleza da criação do mundo. A sua atitude e afirmação têm características bem singulares: não se trata de uma reportagem histórica. Iluminado por Deus, o autor simplesmente seleciona as histórias existentes em Israel no decorrer dos séculos, exprimindo a admiração do povo diante das Maravilhas do Senhor nas origens e no desenvolvimento do universo.

Esta bela narrativa é a expressão de um poema autêntico e comovente sobre a criação e o Criador. Usa o escritor sagrado de uma linguagem simples e figurada da criação, focalizando, dentro dos seus conhecimentos rudimentares, uma crença antiga, para passar as lições advindas de Deus.

Em nossos dias, com fundamento nas luzes da ciência, o autor poderia discorrer, com muito mais detalhes, sobre os vários estágios da criação. Mas tais descrições iriam traduzir, fundamentalmente, a mesma admiração e estupefação quanto às maravilhas de Deus no início e no desenvolvimento posterior do mundo. O Beato Paulo VI já ensinava:

“Assim, o homem pode querer organizar a terra sem Deus, mas sem Deus, no final, ele apenas a pode organizar contra o homem. Seria um humanismo desumano, pois não há um verdadeiro humanismo para além daquele que é aberto ao Absoluto”!
(cf. Carta Mensal, ENS, Dez. 2.000, no. 360, pg. 11)

Essas realidades continuam a causar espanto em todos nós, Casais das Equipes de Nossa Senhora. A nossa vivência sobre a criação, da mesma maneira que o escritor sagrado, deveria refletir a ação contínua de Deus nesse universo, a sua direção e o seu objetivo: 

“Deus está profundamente interessado em cada aspecto da criação”!
(cf.“Um ano com a Bíblia”, Christopher Idle, Vozes, 1.995, pg. 10)



Fátima e João Bosco
Equipe 5 A - Jundiaí/SP