terça-feira, 28 de abril de 2015

A providência divina

A experiência da presença concreta de Deus na sua história, principalmente nos vários acontecimentos de acolhimento e libertação, se mantém sempre viva no Povo de Israel. De igual maneira, em nós, Comunidade e Casais, pela sucessão dos fatos com que Deus prodigalizou os nossos caminhos.

Tanto os israelitas quanto nós sentimos o amor e a presença, reais e constantes, do Senhor. Compreendemos “na carne e no espírito” o significado do Nome do Senhor, que tinha sido revelado a Moisés: “Eu Sou me enviou até vocês” (Ex. 3, 14). 

“Eu Sou”... Aquele que está sempre conosco... A Providência Divina a orientar, a conduzir, a velar por nós, em todos os momentos da peregrinação pela História da Salvação: “ Mas é a tua providência, ó Pai, que pilota o nosso barco, porque também no mar abriste o caminho, uma rota segura entre as ondas” (cf. Sb. 14, 3).

Mas o Plano e a Providência de Deus não ficaram somente nas origens... Continuam a agir em todos os tempos e em todo o universo, em cada um de nós, dando uma direção e um objetivo. 

Deus está profundamente interessado em cada faceta e em cada tempo de sua criação. A vigilância do Criador se mostra em toda a história, mas não como um destino, um fatalismo, uma mágica ou uma obrigação.

Ao contrário, a Providência é colocada como o fundamento da nossa confiança, da nossa esperança, da nossa fidelidade, do nosso agradecimento, “do nosso hino de honra e glória ao Senhor, nosso Deus” (cf. Ap. 4, 11).

Voltando as nossas vistas, tanto os filhos de Israel como a Comunidade e os Casais, a todos esses maravilhosos fatos, passamos a perceber claramente o devotamento de Deus para todos nós:
“A criação foi um ato de amor para conosco”!
[cf. Sl. 103 (102), 8ss.]

Fátima e João Bosco
Equipe 5A – Jundiaí/SP

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Site das ENS Brasil de cara nova

É com imensa alegria que lhes apresentamos o novo site das ENS Super Região Brasil, todo reformulado, com visual moderno e com ferramentas para facilitar a integração com o equipista.



Visite e aproveite! O site está recheado de informações.

Acesse: www.ens.org.br


A peregrinação pela história da salvação

Como uma Comunidade de Casais, voltamo-nos continuamente para a grande experiência do Povo de Israel em sua libertação por Deus das terras do Egito e de sua peregrinação até a Terra Prometida: “Pertencemos a um povo que tem uma bela e rica história”! 

A saga dos hebreus apresentou momentos difíceis. Aos olhos dos insensatos, tudo parecia perdido: “Mas a fé e a esperança estavam nos lábios e nos corações dos filhos de Israel” (cf. Sl. 9, 14-15). Um dia, o momento grandioso aconteceu. Os gestos do Senhor em favor do povo escolhido foram maravilhosos (cf. Ex. 3, 7-8), estabelecendo, ao depois, com Israel a sua Aliança (cf. Ex 19, 3-6).

Tendo chegado à Terra Prometida, esse Povo continuou a sua peregrinação na busca das origens do universo, de si mesmos, do relacionamento com Deus através dos Patriarcas, Juízes e Profetas. Significava a reiterada procura do Senhor na esperança do momento da Salvação.

Costumamos olhar com veneração essas grandes manifestações divinas, várias vezes com uma atitude de nostalgia ou falta de confiança, considerando que esses acontecimentos extraordinários não mais se repetiriam na História da Salvação. Contudo, a atuação concreta do Senhor sempre se faz presente no mundo e na história: “a libertação de Israel prefigurará a libertação de todos os povos”.

Permanecem os grandes gestos de Deus, fazendo-nos atravessar o mar de nossos erros e adentrarmos, como Israel, na nossa peregrinação pela História da Salvação, retornando às origens, às estradas desta vida, à realização como membros do Povo de Deus (cf. He, 2, 10). Assim, com esta Peregrinação, a Comunidade e os Casais estão sendo convidados para um amadurecimento e crescimento cada vez maior na evangelização e na missão no Reino de Deus:

“O ser humano se faz, se produz, se constrói nessa História, em uma dimensão comunitária, abertos à plenitude da vida em Deus” (cf. “A Missão e Serviço do Reino”, Franco Masserdotti, Paulinas, 1.996, pgs. 10-11)

Fátima e João Bosco
Eq. 5A - Jundiai/SP