terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

EACRE 2015 - Discernir os sinais dos tempos

Um grande desafio foi lançado em 2014: fazer um EACRE 2015 acontecer fora de Itaici e com as mesmas qualidades de estrutura, palestras e palestrantes. Desafio cumprido! Realizado nos dias 31 de janeiro e 01 de fevereiro, no CAP (Centro Arquidiocesano de Pastoral) em Sorocaba, o EACRE foi um sucesso!

A estrutura foi montada e adaptada para receber mais de 200 casais equipistas, e tudo funcionou bem. As celebrações eucarísticas foram realizadas na Igreja São Carlos Borromeu, anexa ao CAP.

No sábado, a missa de abertura foi presidida pelo bispo diocesano de Jundiaí, D. Vicente Costa, e concelebrada por diversos Sacerdotes Conselheiros Espirituais (SCE), além da participação de diáconos, religiosa e seminarista. Dom Vicente Costa demonstrou conhecimento do Tema do Ano - Discernir os sinais dos tempos - e manifestou seu apoio ao movimento.

Ainda no sábado pela manhã, o Casal Responsável Provincial (CRP), Sandra e Valdir, nos apresentou as orientações do movimento para este ano de 2015 e o Conselheiro da Provícia (SCEP), Pe. Octávio, conquistou a todos com seu "carisma argentino" e sua sabedoria na palestra sobre o Tema do Ano.

Os grupos de discussão aconteceram na parte da tarde, permitindo a troca de experiências e conhecimentos entre os casais dos 7 setores que formam a região. Além deles, ouvimos o casal Eliana e Luiz Roberto (CRS Jundiai B) falar sobre Encontro de Equipes Novas (EEN) e um testemunho de um casal de Sorocaba (Gerusa e Elgson) que  demonstrou a importância de participar deste encontro. Pudemos ainda acompanhar o Pe. Washington (SCE Setor Porto Feliz) falar sobre Oração Interior e o casal Ana e Paulo (Sorocaba) explicar sobre Comunidades Nossa Senhora da Esperança (CNSE). Ao fim da tarde, o Setor Itu organizou a oração das Vésperas, com seu SCE, Pe. Fernado. 

A noite chegou, e depois de um dia repleto de informações, era hora de descontração. Nossa convivência foi animada por um "Se vira nos 5", onde todos os Setores tinham que fazer uma apresentação com o tema "Como é bom ter a minha família". Muitos talentos, mas acima de tudo muitos improvisos e muitas risadas! Encerramos a brincadeira com a apresentação do Hino do III Encontro Nacional das ENS, pela equipe vencedora do concurso de composição, a equipe 14A de Jundiaí.

Uma das grandes ansiedades do dia era o momento da acolhida e pernoite dos casais de outras cidades, nas casas dos equipistas sorocabanos. E isso superou qualquer expectativa! De forma dinâmica, emocionante e divertida, os casais foram sendo apresentados aos seus hospedeiros. A metodologia tão usada nas ENS do passado funcionou muito bem nos tempos atuais. 

O domingo começou com a celebração eucarística, presidida por D. Eduardo, arcebispo de Sorocaba, que também demonstrou seu apoio e reconheceu a importância das ENS na formação das famílias.

Já no auditório, alguns casais acolhidos e acolhedores - os anjos - deram depoimentos tocantes. Dos mais jovens aos mais experientes, a aprovação deste formato foi amplamente exaltada.

Passando para as palestras, o casal Vera e Renato (do Setor Itu) veio para nos falar sobre o III Encontro Nacional, que acontecerá em Julho próximo. O Igar (da Cidinha) encantou a todos ao falar de Pe. Caffarel e das suas experiências com ele, e a emoção tomou conta de todos, quando nos falou da sua querida Cidinha. Em seguida, recebemos o Casal Responsável Regional (CRR), Kátia e Alexandre, para nos apresentar o livro Crescer no Amor e o ousado projeto das ENS para os casais não casados. Ainda pela manhã assistimos um vídeo produzido pela Super Região Brasil, sobre o Sínodo das Famílias, que contou com a participação do casal Hermelinda e Arturo (Casal Responsável da SRB). A ultima atividade da manhã, foi um testemunho do casal Ilza e Darci (do Setor de Votorantim) sobre "Ser Família", que se encerrou com uma linda surpresa, quando todos os filhos do casal entraram no auditório para abraça-los. Muita gente se emocionou, juntamente com a família.

Após o almoço, foi o momento de grupo dos Setores, onde foram distribuídos os livros temas do ano.

O EACRE foi encerrado por uma Celebração do Envio, organizada pelo Setor Votorantim, presidida pelo seu SCE, Pe. Fábio, e com as palavras de agradecimento do casal Kátia e Alexandre.

Os nossos setores - Jundiaí A e B - foram responsáveis pela animação e apresentação do EACRE. Um grande desafio para os CRS Erica/Wilson e Eliana/Luiz Roberto, mas pelo poder da oração, foi cumprida com êxito, com o impulso e sopro do Espírito Santo.

Com certeza, este EACRE ficou para a história de como o OUSAR que o movimento tanto nos pede, pode acontecer, pelo poder e pela graça de Deus, nosso Senhor, que faz em nós maravilhas!


Érica e Wilson Costacurta
CRS Jundiaí A

As fotos destes dias foram divididas em partes. Para acessá-las, clique nos links abaixo:

Fotografia: Elis e André (Eq. 15A - Jundiaí/SP)

EACRE 2105
Fotografia: Lissandra e Alessandro (Eq. 13B - Jundiaí/SP)



segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Vídeo Sinodo das Famílias


A Super Região Brasil produziu um vídeo com alguns momentos marcantes do Sínodo das Famílias, convocado pelo Papa Francisco, que aconteceu em Outubro/2014 e que contou com a presença e participação no nosso casal responsável da SRB, Hermelinda e Arturo.

Confiram: